Inadimplência da conta de luz em Minas Gerais chega a 4,37% em setembro. Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o inadimplemento no Estado é um dos mais altos, superando a média histórica.
Balanço realizado pela Cemig aponta que no terceiro trimestre de 2016, se comparado ao mesmo período do ano passado, a inadimplência aumentou 107,8%. A falta de emprego pode ser fator preponderante para o atraso na conta de luz no Estado, segundo a estatal.
De acordo com o gerente de relacionamentos da Cemig, Ivan Magela, a taxa de inadimplência atinge toda área de concessão da empresa. Sobre os números de Uberaba, ele afirma que não existem dados disponíveis, seja percentual ou absoluto. “A empresa utiliza diversas ferramentas de comunicação e cobrança para evitar o aumento da inadimplência. Entre as medidas adotadas pela companhia estão os contatos telefônicos, o envio de e-mail, SMS e carta de cobrança. Além disso, estamos envidando esforços para a negativação dos clientes inadimplentes, bem como para o corte no fornecimento para esses clientes”, explica Ivan.
Ainda segundo o gerente de relacionamentos da estatal, a resolução da Aneel 414 permite que a suspensão do fornecimento seja efetuada após 15 dias do recebimento do aviso ao consumidor inadimplente. “Iniciamos em setembro uma campanha de negociação que utiliza de regras diferenciadas para negociação de débitos dos clientes de baixa-tensão (residências e comércios). Essa medida visa à recuperação da receita, com a contenção da inadimplência e das fraudes. A empresa está confiante no resultado desta campanha”, finaliza.