GERAL

Ministério Público do Trabalho investiga oferta de creches em shoppings

Ministério Público do Trabalho realiza no dia 20 de outubro, às 16h, audiência coletiva com as administrações de quatro shopping centers

Thassiana Macedo
Publicado em 24/09/2016 às 21:18Atualizado em 16/12/2022 às 02:45
Compartilhar

O Ministério Público do Trabalho (MPT) realiza no dia 20 de outubro, às 16h, uma audiência coletiva com as administrações de quatro shopping centers de Uberaba e Uberlândia. O tema da audiência é a oferta de locais adequados para acomodar crianças em fase de amamentação, prevista nos artigos 389 e 400 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O encontro está previsto para ocorrer na Procuradoria do Trabalho em Uberlândia.

Além dos representantes dos centros comerciais Shopping Uberaba; Praça Uberaba Shopping; Uberlândia Shopping e Center Shopping Uberlândia, o procurador do trabalho Paulo Veloso também está intimando os Sindicatos dos Empregados do Comércio; Centro de Referência em Saúde do Trabalho (Cerest), ambos de Uberaba e Uberlândia. “Nos shopping centers há uma grande concentração de empregadas e é dever dos estabelecimentos, onde há pelo menos 30 mulheres acima dos 16 anos trabalhando, manter um local apropriado onde seja permitido às empregadas acomodar sob vigilância e assistência os seus filhos no período da amamentação. Caso os shoppings não estejam oferecendo estes espaços, serão convocados a fazê-lo”, afirma.

O artigo 389 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece que, na impossibilidade de disponibilizar o local, a exigência pode ser suprida por meio de creches distritais mantidas, diretamente ou mediante convênio, pelas próprias empresas em regime comunitário ou a cargo de entidades sindicais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por