GERAL

Mal do século: síndrome do pensamento acelerado afeta quase 80% da população mundial

Segundo Sheilla Parreira, pessoas com SPA não conseguem focar em cada uma das atividades que estão desenvolvendo, o que atrapalha a formação de ideias

Letícia Morais
Publicado em 18/09/2016 às 10:35Atualizado em 16/12/2022 às 17:19
Compartilhar

Foto/Divulgação

Segundo Sheilla Parreira, pessoas com SPA não conseguem focar em cada uma das atividades que estão desenvolvendo, o que atrapalha a formação de ideias

Pensar em uma velocidade tão alta, a ponto de se sentir estressado e com o cérebro desgastado, é um sintoma comum de quem possui a síndrome do pensamento acelerado (SPA). O problema tem aumentado a preocupação de pais, professores, pedagogos e psicólogos, no país. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 20% das pessoas sofrem com a depressão, e outras 80% são afetadas pela ansiedade.

A psicóloga e palestrante Sheilla Parreira afirma que a SPA é um mal atual. “As pessoas têm se envolvido muito com o trabalho e com várias atividades que aceleram o pensamento, principalmente a tecnologia, o estudo e o trabalho em si. Com isso, não conseguem focar em cada uma das atividades que estão desenvolvendo, o que atrapalha o pensamento, a formação de ideias e a própria qualidade de vida”, explica Sheilla.

Segundo especialistas, a SPA é o resultado de atividades em demasia, assim como de estímulos sociais a que cada indivíduo é submetido diariamente, impedindo o desenvolvimento das funções da inteligência, como pensar antes de agir e se colocar no lugar do outro.

Sheilla destaca que o celular é um aparelho que traz muita informação, de forma rápida, mas que também pode prejudicar quem sofre de SPA, no ambiente de trabalho. Por isso, uma alternativa para amenizar esse problema é restringir o uso do aparelho no serviço. “Hoje em dia, os gestores podem ajudar seus trabalhadores a diminuir um pouco esse sofrimento do pensamento acelerado, incentivando-lhes a focar mais em cada atividade e, às vezes, até restringindo-lhes o uso do celular, que também prejudica o ambiente de trabalho em relação à atenção e ao atendimento, de maneira geral”, sugere a psicóloga.

Pensando nisso, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL) ofereceu palestra, na última semana, com o objetivo de trazer esclarecimento sobre o assunto. Na ocasião, Sheilla explicou aos participantes que na disciplina de Psicologia, do curso de graduação em Secretariado Executivo, é trabalhado o olhar do gestor para os possíveis transtornos mentais em decorrência do trabalho. “Trabalhar no sentido preventivo é a política do ganha-ganha, em que todos ganham de forma mais harmoniosa e produtiva”, conclui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por