GERAL

Fumar pode acabar com sua voz

Cigarro pode prejudicar as cordas vocais e facilitar o aparecimento de doenças graves, como câncer de laringe

Publicado em 28/08/2016 às 12:49Atualizado em 16/12/2022 às 17:33
Compartilhar

Foto/Reprodução

Cigarro pode prejudicar as cordas vocais e facilitar o aparecimento de doenças graves, como câncer de laringe

Todo mundo sabe que o cigarro faz muito mal à saúde, mas o que muitas pessoas desconhecem é que o hábito de fumar pode ser nocivo também à voz. Não é à toa que fumantes de longa data tenham a voz mais rouca. A fumaça e as substâncias presentes no cigarro podem lesionar o aparelho respiratório e as cordas vocais. “Dependendo da intensidade e da extensão da lesão, a pessoa pode perder a voz”, explica o otorrinolaringologista Cícero Matsuyama, de São Paulo.

O hábito de fumar causa no aparelho respiratório uma verdadeira pane. A pessoa que fuma está inalando não somente a fumaça, mas várias partículas altamente nocivas, que vão queimar aos poucos todo trato respiratório. O corpo responde a essa agressão liberando radicais livres, que, em excesso, oxidam as células saudáveis. Além disso, o pulmão sofre com essa toxicidade e, em longo prazo, vai se corroendo. A produção de muco, que reflete a tentativa do organismo de liberar substâncias nocivas, aumenta. Não é à toa que fumantes tossem muito.

A rouquidão persistente deve ser, dessa forma, um sinal de alerta importante, pois pode sugerir o início de distúrbios graves na região e ser o primeiro sintoma de câncer de laringe. Em estágios mais avançados da doença, entra em cena a dor, tosse e sangramento. “Alguns sintomas podem indicar que há uma enfermidade grave no aparelho respiratório, decorrente do fumo, como tosse de difícil controle clínico, acompanhada de secreção sanguinolenta, diminuição do peso e fraqueza”, esclarece o médico.

Vale ressaltar que o câncer de laringe, por exemplo, é mais frequente em pacientes do sexo masculino, acima de 50 anos, que fumam. A rouquidão, por sua vez, pode ser consequência também de uma doença da laringe, conhecida como edema de Reinke, que faz as pregas vocais incharem, modificando o tom de voz de quem possui esse distúrbio. Essa doença é mais comum em mulheres.

Embora possa ter outras causas, o hábito de fumar ainda é o mais importante fator desencadeador do edema de Reinke. “Depois de tratada a doença, o paciente precisa parar de fumar; caso isso não ocorra, o edema pode voltar”, detalha o otorrinolaringologista. Por isso, caso perceba qualquer alteração nas cordas vocais, marque consulta com um especialista para evitar danos permanentes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por