GERAL

Tratamentos alternativos aliados à medicina contribuem para melhor resultado dos atletas

Manchas roxas nos ombros do nadador Michael Phelps, provenientes do tratamento com ventosas, chamaram a atenção de quem assistiu às competições

Letícia Morais
Publicado em 28/08/2016 às 12:48Atualizado em 16/12/2022 às 17:33
Compartilhar

Foto/Reprodução

Manchas roxas nos ombros do nadador Michael Phelps, provenientes do tratamento com ventosas, chamaram a atenção de quem assistiu às competições

A Medicina Chinesa ganhou destaque durante as Olimpíadas Rio 2016. As manchas roxas nas costas do nadador Michael Phelps causaram espanto e curiosidade. Intitulado terapia com ventosas, o tratamento consiste na aplicação de uma camada fina de óleo sobre o corpo de modo que o terapeuta possa aplicar um copo e, em seguida, movê-lo com facilidade para diferentes lugares, sem perder o vácuo.

Segundo o fisioterapeuta Gustavo Piau, a técnica aumenta o fluxo sanguíneo na área que apresenta dor ou inflamação. “Phelps realizou esse recurso para melhorar a circulação sanguínea no tecido muscular, acelerando, assim, a recuperação pós-treino”, afirmou. O fisioterapeuta destaca que quando o nível do esporte é altíssimo, como nas Olímpiadas, é comum que os treinadores e atletas busquem recursos para que haja diferença em relação aos adversários nos resultados finais.

Por isso, pode ser que as manchas roxas voltem a aparecer na televisão, com as Paralimpíadas. “Não há restrição no tratamento para atletas paralímpicos, depende das modalidades e do grau de exigência física de cada um. Vale ressaltar que esse tratamento nunca irá substituir o trabalho e a qualidade técnica do atleta, mas eles o usam a fim de que seja a ‘gotinha d’água’ final”, salientou.

Para Gustavo, os tratamentos alternativos complementam os tratamentos convencionais desde que tenham um embasamento técnico-científico, com recursos aliados à medicina tradicional. “Assim, é possível otimizar a recuperação ou o rendimento do atleta”, explicou.

Por fim, o fisioterapeuta informou que a procura por esses tratamentos é maior por parte dos atletas profissionais. De acordo com ele, um exemplo simples e que é usado com frequência atualmente é a imersão em piscinas e tanques lotados de gelo no pós-treinamento, a fim de diminuir o metabolismo das musculaturas inferiores e acelerar a recuperação. “Esse tratamento é muito usado em clubes com equipes profissionais de futebol”, esclareceu.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por