GERAL

OMS determina que vacina contra febre amarela vale para a vida toda

A notícia é vista com bons olhos para quem gosta de viajar, já que a burocracia deve diminuir com a nova determinação

Letícia Morais
Publicado em 27/08/2016 às 12:43Atualizado em 16/12/2022 às 17:33
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Para Alessandra Camargos a expectativa é de que, com a orientação da OMS, haja menos burocracia para quem quer viajar e já foi vacinado.

Quem gosta de viajar deve estar sempre atento aos prazos de validade dos documentos essenciais, como o visto e o passaporte. Quanto à renovação da vacina contra a febre amarela – item quase que obrigatório dos brasileiros para viagens internacionais –, não há o que se preocupar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez nova determinação de que uma única dose da vacina valerá por toda a vida, e não apenas por dez anos, como era antes. 

Segundo a especialista em vacinas Alessandra Camargos, a imunização contra a febre amarela ocorre quando a criança atinge nove meses, com reforço aos quatro anos. “A OMS fez muitos estudos que constataram que a vacina atinge a cobertura necessária para a vida toda”, explicou. Com isso, Alessandra salienta que não há mais necessidade de se tomar o reforço de 10 em 10 anos, como antigamente.

Portanto, com a nova determinação, quem for viajar para fora do país precisa ficar atento aos documentos emitidos, que deverão vir com a data de vacinação junto à frase “vida da pessoa vacinada”, em inglês e em francês. A expectativa é de que, com a orientação da OMS, haja menos burocracia para quem já foi vacinado. No entanto, é importante ressaltar que, para aqueles que nunca se vacinaram, o procedimento continua sendo necessário. “Existe uma cultura de que quem vacina são as crianças, mas isso não é correto. As crianças, realmente, precisam criar imunidade, por isso há exigência de tantas vacinas num período de até dois anos de idade, mas a gente não pode se esquecer dos adultos”, reforça Alessandra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por