GERAL

Queimadas crescem em Minas Gerais e prejudicam consumidores, alerta Cemig

A Cemig vem alertando a população na tentativa de reduzir os desligamentos da rede elétrica provocados por queimadas

Publicado em 14/08/2016 às 15:23Atualizado em 16/12/2022 às 02:48
Compartilhar

A Cemig vem alertando a população na tentativa de reduzir os desligamentos da rede elétrica provocados por queimadas, que atingem equipamentos do sistema elétrico da concessionária. Mais frequentes nesta época do ano, período de baixa umidade e vegetação mais seca, as queimadas elevam significativamente o número de ocorrências na rede de distribuição. Somente nos sete primeiros meses de 2016, a empresa registrou 63 casos em sua área de concessão, que prejudicaram o fornecimento de energia elétrica para cerca de 50 mil consumidores.

Como a vegetação fica muito seca neste período, uma simples ponta de cigarro acesa ou uma queimada com o intuito de limpar loteamentos podem causar incêndios de grandes proporções. Para minimizar os danos, a Cemig realiza anualmente ações preventivas, investindo cerca de R$4 milhões em limpeza de faixas, poda de árvores e vegetações, execução de aceiros nos pés das torres e aplicação de pintura antichamas nos postes de madeira em locais de risco.

Ao atingir redes de distribuição, os incêndios podem provocar a queima de postes e cruzetas de madeira e, consequentemente, o rompimento dessas estruturas e de cabos condutores. O gerente do Centro Integrado da Operação da Distribuição, Carlos José Thiersch, destaca que, nesses casos, é necessário substituir os materiais e equipamentos danificados, atividade que exige um tempo maior para religar os circuitos atingidos. “Há também o risco de curtos circuitos em linhas de transmissão e de distribuição de energia elétrica, causados pelo aquecimento das proximidades dos cabos condutores”, ressalta o gerente da Cemig.

 Outro problema que contribui para aumentar a incidência de queimadas são os balões, que podem causar grandes acidentes quando atingem o chão ou tocam a rede elétrica. A proximidade do artefato com as redes de energia também provoca o aquecimento dos cabos, provocando curtos circuitos, rompimentos e desligamentos de grandes trechos

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por