GERAL

Hospital de Clínicas realiza o 15º transplante renal de 2016

O Hospital de Clínicas da UFTM realizou na sexta-feira, dia 12, dois transplantes renais; pacientes são do sexo masculino e das cidades de Araxá e Pedrinópolis

Publicado em 14/08/2016 às 09:43Atualizado em 16/12/2022 às 17:44
Compartilhar

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro realizou na sexta-feira, dia 12, dois transplantes renais, chegando à marca de 15 procedimentos somente neste ano. Os pacientes são do sexo masculino e oriundos das cidades de Araxá/MG e Pedrinópolis/MG.

“Os rins foram doados em Uberlândia, que faz parte da regional oeste do MG Transplantes. Os pacientes transplantados foram selecionados devido à compatibilidade sanguínea e imunológica apresentada”, explica o nefrologista e coordenador dos Ambulatórios de Pré e Pós-Transplante Renal HC-UFTM, Vilmar de Paiva Marques.

Na quarta-feira, 10, um terceiro homem, oriundo de Uberlândia, também recebeu transplante renal no HC-UFTM, desta vez a partir de captação realizada no próprio Hospital. Os três transplantados têm entre 50 e 60 anos e receberam órgãos de doadores pós-morte. “A média de transplantes renais na instituição tem se aproximado de dois procedimentos ao mês. Todos os casos decorreram de doadores pós-morte. Temos avaliado, entretanto, doadores vivos para futuros transplantes entre parentes de primeiro a quarto grau sanguíneo, devido à maior probabilidade de serem compatíveis”, acrescenta Marques.

Após receber os rins, os transplantados passam por período de internação de duas a três semanas, no Hospital de Clínicas, para análise da melhoria da função renal. Posteriormente, seguem em acompanhamento contínuo no Ambulatório de Pós-Transplante do Hospital, já que todo transplantado passa a utilizar imunossupressores, a fim de evitar rejeição do novo órgão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por