GERAL

Sindicato denuncia machismo em instituição bancária com protesto

Segundo o Sindicato dos Bancários de Uberaba, o banco estaria forçando a redução da licença-maternidade

Thassiana Macedo
Publicado em 13/08/2016 às 07:51Atualizado em 16/12/2022 às 17:45
Compartilhar

Foto/Divulgação

Diretores do sindicato e bancários realizaram ontem manifestação na porta da agência central do Bradesco em Uberaba

Na manhã de ontem, o Sindicato dos Bancários de Uberaba e Região realizou protesto na porta da agência do banco Bradesco na avenida Leopoldino de Oliveira. O objetivo era denunciar que o banco estaria pressionando funcionárias a abandonarem a licença-maternidade, direito previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), bem como estaria punindo funcionárias que têm filhos, em atitude machista.

De acordo com o diretor do sindicato, Julimar Antunes, a entidade constatou que o banco tem pressionado as funcionárias em licença-maternidade a abandonar o benefício e voltar ao trabalho antes do período previsto. Ao invés dos 180 dias atuais, o banco estaria tentando convencer as bancárias a ficar 120 dias. Ele alerta ainda que aquelas funcionárias que permanecem afastadas do trabalho o período completo da licença acabam sofrendo perseguição e são punidas com a transferência do local de trabalho.

O diretor reforça também que o sindicato tem verificado junto aos bancários que o banco tem permitido que seus gerentes abusem na pressão por metas e lucros. Julimar Antunes esclarece que as consequências desse tipo de conduta são terríveis para os funcionários, pois leva ao adoecimento da categoria e consequente perda na qualidade do serviço.

Segundo o dirigente, a redução dos custos como forma de economizar tem chegado até na faxina do banco, com imposição de exigências e horário reduzido para a conclusão do serviço, sob pena de dispensa. Somente na agência central de Uberaba, doze bancários foram dispensados em menos de dois anos sem reposição de funcionários nas vagas que ficaram em aberto.

O JM tentou contato com o gerente da agência para ouvir o posicionamento da empresa, mas a orientação é de que a reportagem procurasse o banco na terça-feira (16), a fim de obter uma posição oficial da matriz do banco. Até o fechamento desta edição a assessoria de imprensa do Bradesco também não havia retornado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por