GERAL

Empregados de hospitais universitários analisam encerrar greve após audiência

Os empregados reivindicam reajuste pelo IPCA do período, correspondendo a 10,36%, como forma de evitar perdas salariais

Thassiana Macedo
Publicado em 29/07/2016 às 07:36Atualizado em 16/12/2022 às 17:56
Compartilhar

Arquivo

Hospital de Clínicas da UFTM comunica que as cirurgias eletivas serão retomadas a partir de segunda-feira

 

Os empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em Uberaba voltaram ao trabalho nesta quinta-feira (28), a partir das 18h. A medida foi tomada após proposta feita pelo vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira, em audiência de conciliação realizada com representantes da categoria e da empresa. Nova audiência já foi agendada para dia 10 de agosto.

Inicialmente, a Ebserh ofereceu reajuste salarial de 8% e aumento de 9% sobre os benefícios concedidos aos trabalhadores. Segundo o enfermeiro do Hospital de Clínicas da UFTM e representante dos trabalhadores junto ao sindicato, Eliseu da Costa Campos, os empregados reivindicam reajuste pelo IPCA do período, correspondendo a 10,36%, como forma de evitar perdas salariais. Para mediar o acordo, o vice-presidente do TST apresentou duas propostas: manutenção do índice de 8% para o reajuste salarial, com aumento sobre os benefícios na forma pretendida pelos trabalhadores, ou melhora do reajuste salarial indicado pela empresa, com os 9% sobre benefícios.

A Ebserh preferiu aumentar os salários em 8,8%, com a possibilidade de se chegar a um índice maior após estudo financeiro, sem alterar os 9% dos benefícios. Eliseu Campos ressalta que a proposta já foi rejeitada, mas o ministro pediu que os empregados suspendessem a greve temporariamente a fim de não prejudicar o atendimento à população e marcou nova audiência no TST para o dia 10 de agosto. Emmanoel Pereira se comprometeu a reunir-se com o ministro do Planejamento para estudar a possibilidade de oferecer índice mais próximo do IPCA. A categoria espera que seja apresentada uma nova proposta mais adequada às reivindicações dos trabalhadores. Até lá, a proposta de 8,8% fica mantida.

Os trabalhadores ainda querem negociar o regime 12x36 horas e a criação do grupo de trabalho voltado ao estabelecimento da gratificação de titulação, bem como discutir melhorias nas condições de trabalho, aumento do número de profissionais que está reduzido e a falta de materiais e insumos. Eliseu Campos afirma que a categoria vai analisar, em assembleia, a proposta de acordo que será apresentada dia 10 para decidir se vai encerrar definitivamente a greve que atinge hospitais universitários em 18 Estados ou se vai retomar a paralisação no dia 15.

Em nota, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro comunica que as cirurgias eletivas suspensas no último dia 20 de julho serão retomadas a partir de segunda-feira, 1º de agosto, em razão da interrupção do movimento grevista dos trabalhadores da Ebserh. Os procedimentos não realizados devido à suspensão temporária serão remarcados pelo Hospital e os pacientes serão contatados, respeitando-se como ordem de precedência o calendário original das cirurgias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por