GERAL

Nutricionista orienta o consumo ideal das frutas

As berries são fontes ricas em micronutrientes, como fibras, minerais e, principalmente, vitaminas; não possui contraindicações e podem ser consumidas durante a gravidez e amamentação

Thassiana Macedo
Publicado em 24/07/2016 às 09:41Atualizado em 16/12/2022 às 18:00
Compartilhar

Pesquisas revelam que o valor nutricional dessas pequenas frutas também merece destaque. As berries são fontes ricas em micronutrientes, como fibras, minerais e, principalmente, vitaminas; não possui contraindicações e podem ser consumidas durante a gravidez e amamentação.

Rico em compostos fenólicos, o mirtilo é um grande aliado na luta contra o LDL. Esse alimento exótico também beneficia a função cognitiva e melhora a atividade hepática. A nutricionista Renata Brandão explica que a goji berry é rica em vitaminas, sendo que cada 100 gramas ou uma xícara de chá de goji seca contém 2.500 miligramas de vitamina C, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja. “Para alcançar o efeito medicinal, a dosagem diária recomendada de goji berry é entre 15 e 45 gramas”, recomenda.

Já a cranberry é rica em vitaminas como A, C e D, e segundo a especialista, também em resveratrol, que faz com que os níveis de gordura no sangue sejam controlados, sinônimo de coração protegido. “Ela ajuda a evitar o câncer e doenças cardiovasculares; tem vitamina C, fazendo com que a imunidade do organismo fique mais potente; é rica em fibras, fazendo com que o trânsito intestinal seja regular; é rica em vitamina A, ideal para a visão e possui propriedades que ajudam na produção de colágeno. Para ajudar ainda mais no procedimento de emagrecimento, a cranberry é leve e possui um teor calórico super baixo, sendo que 100 gramas dessa fruta vermelha equivale a somente 46 calorias”, reforça a nutricionista. 

Para aproveitar ao máximo todo o potencial nutritivo dessas frutinhas, a nutricionista recomenda o consumo em forma de bebida. “Os sucos são uma das formas mais práticas e conhecidas do consumo dessas frutinhas. O famoso suco vermelho está, inclusive, na lista de bebidas funcionais do momento. No caso da preparação de bebidas é recomendável não coar e não adoçar, para que as fibras presentes nas cascas sejam consumidas e para que se preserve o baixo valor calórico da bebida. Além disso, a utilização das frutas in natura é o mais adequado”, completa Renata Brandão. 

Leia mais:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por