GERAL

Ingestão de álcool está associada ao desenvolvimento de 7 tipos de câncer

Pesquisa neozelandesa mostrou que o consumo de álcool, mesmo baixo ou moderado, pode levar uma pessoa a desenvolver sete tipos de câncer

Publicado em 24/07/2016 às 09:42Atualizado em 16/12/2022 às 18:01
Compartilhar

Foto Reprodução

Pesquisa neozelandesa mostrou que o consumo de álcool, mesmo baixo ou moderado, pode levar uma pessoa a desenvolver câncer

Pesquisa recém-divulgada pode deixar o fim de semana de muitos uberabenses menos animado. O estudo de acadêmicos da Universidade Otago, na Nova Zelândia, revelou que o consumo de álcool está intimamente ligado a um aumento no risco de uma pessoa desenvolver sete diferentes tipos de câncer. Assim, a pessoa que ingere álcool em quantidade baixa ou moderada tem mais chance de adquirir a doença do que aqueles que não fazem o uso da substância.

Ainda de acordo com o estudo, cerca de 500 mil pessoas morreram por câncer advindo do uso de álcool em 2012, o que corresponde a 5,8% de óbitos no mundo. Dentre os locais afetados, o álcool está ligado aos cânceres de boca, garganta, laringe, esôfago, fígado, cólon, intestino e mama, dizem os cientistas.

Por óbvio, quanto maior e mais frequente o uso de álcool é também maior a incidência de câncer, mas a grande revelação da pesquisa é que a doença está também ligada à baixa ingestão do álcool. Dessa forma, segundo os pesquisadores, não há um nível seguro de consumo quando o assunto é a possibilidade de desenvolver a doença.

A pesquisa ainda mostra que os optantes por abandonar a ingestão de álcool podem reverter alguns dos riscos, ao menos em relação aos cânceres de laringe, faringe e fígado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por