GERAL

Berries favorecem a boa forma e trazem diversos benefícios à saúde

Ricas em antioxidantes e compostos bioativos, o consumo regular das frutas seria capaz de combater envelhecimento precoce, auxiliar no emagrecimento e na prevenção de doenças

Thassiana Macedo
Publicado em 24/07/2016 às 09:40Atualizado em 16/12/2022 às 18:01
Compartilhar

Foto Arquivo

Renata Santos Brandão destaca que as berries são fontes ricas em micronutrientes, como fibras, minerais e, principalmente, vitaminas

Amplamente exploradas na gastronomia mundo afora, as frutas vermelhas são unanimidade quando se trata de sabor, por isso estão entre as iguarias mais apreciadas também pelo visual marcante de encher os olhos. Porém, as berries como mirtilo, cranberry e goji berry possuem outra característica que vem ganhando destaque: o grande potencial terapêutico. Os benefícios à saúde contribuíram, inclusive, para sua popularização em território nacional. Antes exclusividade da dieta estrangeira, essas frutinhas agora incrementam a lista de alimentos funcionais cada vez mais procurados pelos brasileiros.

Segundo a nutricionista Renata Santos Brandão, as berries são ricas em antioxidantes e compostos bioativos, sendo que o consumo regular dessas frutas seria capaz de combater o envelhecimento precoce, auxiliar no emagrecimento e na prevenção de diversas doenças. “Uma das principais características das berries é sua coloração intensa e vistosa, resultado da alta concentração de antocianinas responsáveis pela pigmentação natural de diversos vegetais. Além de atribuir o tom que vai do avermelhado ao roxo intenso a essas frutinhas, essas substâncias protegem o organismo contra a ação de moléculas nocivas: os radicais livres”, informa.

Renata Brandão destaca que entre os benefícios para quem as consome, estas frutas contêm efeito antioxidante, o que é de grande importância para a saúde. “Os radicais livres aceleram o envelhecimento celular e estão associados ao surgimento de várias doenças crônicas, razão pela qual o consumo regular das berries está relacionado à prevenção desses males. Além disso, esses flavonoides melhoram a circulação, a função anti-inflamatória do organismo e combatem o colesterol ruim”, pontua.

A nutricionista destaca ainda que estudos apontam que o resveratrol, substância altamente presente nas berries, pode auxiliar no combate à obesidade. “Nosso corpo possui concentração de gordura branca e marrom. O primeiro tipo é decorrente de maus hábitos alimentares e nocivos à saúde, enquanto a marrom é utilizada pelo organismo na termogênese, processo no qual o corpo mantém a temperatura adequada e, em consequência, acelera o metabolismo. As berries seriam capazes de influenciar na queima das gorduras e no equilíbrio entre esses diferentes tipos de tecido”, alerta.

Leia mais:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por