GERAL

Exame permite descobrir sexo do bebê antes do nascimento

Cerca de 20 ml de sangue são retirados da mãe, para análise do DNA do feto. A liberação do laudo é feita em até dez dias após a coleta do material

Thassiana Macedo
Publicado em 17/07/2016 às 11:40Atualizado em 16/12/2022 às 18:05
Compartilhar

 Foto Jairo Chagas

Naiara Cabral Sabino de Pádua afirma que não é um exame invasivo e não apresenta nenhum risco para a mãe e nem para o bebê

O prazer de poder já chamar o pequenino da barriga pelo nome, escolher as roupinhas adequadas ou até mesmo decorar o quarto de acordo com o sexo do bebê são desejos de quase todos os pais. Porém, na maioria das vezes a futura mamãe precisa esperar até mais ou menos a décima sétima semana de gravidez para realizar uma ultrassonografia que revelará o sexo da criança, correndo o risco de o bebê estar de perninhas fechadas, prejudicando a visualização do sexo. Para solucionar essa curiosidade, tornou-se cada vez mais acessível o teste de sexagem fetal.

Segundo a médica Naiara Cabral Sabino de Pádua, qualquer gestante a partir da 8ª semana de gestação que deseje saber o sexo do bebê consegue através do teste de sexagem fetal, o qual pode ser feito sem pedido médico, visto que se trata de um procedimento bastante simples. “Não é um exame invasivo e não apresenta nenhum risco para a mãe e nem para o bebê. É feito pela amostra de sangue da mãe. São retirados mais ou menos 20 ml de sangue da mãe, e nele se analisará o DNA do feto. A liberação do laudo é feita em até dez dias após a coleta do material”, esclarece a especialista.

Naiara Cabral ressalta que em alguns casos pode haver resultado inconclusivo, mas somente em aproximadamente 5% deles e se o exame for realizado antes da oitava semana de gestação. Nesses casos, a médica afirma que é solicitada uma nova coleta de duas a três semanas após o resultado. Em todos os casos, a especialista destaca que a gestante não precisa se preocupar em fazer nenhum preparo prévio, como ficar em jejum, por exemplo. Basta procurar uma clínica especializada.

No caso de gêmeos univitelinos, ou seja, idênticos, Naiara Cabral Sabino de Pádua explica que o resultado é válido para os dois bebês. Isso significa que se o exame der menino, os dois bebês serão meninos e se der menina, os dois bebês serão meninas, visto que gêmeos idênticos têm o mesmo DNA e, por isso, o mesmo sexo. “Para gêmeos fraternos ou bivitelinos, caso o resultado do teste seja masculino, isso indica que pelo menos um dos gêmeos é menino e caso o resultado do teste seja feminino, isso indica que são somente meninas”, frisa a médica.

Em Uberaba, o valor médio do teste varia de R$400,00 a R$600,00, porém em uma clínica especializada em vacinas e exames diversos, localizada na avenida Apolônio Sales, o procedimento está sendo oferecido por um valor promocional.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por