GERAL

Réu pega 6 anos em semiaberto por homicídio em 2006

Jurados condenaram Leomar Cândido Ferreira, vulgo Zói, por homicídio simples e ele cumprirá a pena de seis anos de reclusão no semiaberto

Thassiana Macedo
Publicado em 29/06/2016 às 07:37Atualizado em 16/12/2022 às 18:18
Compartilhar

Jairo Chagas

Leomar Ferreira no momento de sua prisão em 2009, quando do homicídio do braçal Júlio César Araújo

 

Jurados condenaram Leomar Cândido Ferreira, vulgo “Zói”, por homicídio simples e ele cumprirá a pena de seis anos de reclusão em regime semiaberto. Ele era acusado de matar a facadas o trabalhador braçal Júlio César Araújo da Silva, 38 anos, em 23 de maio de 2006, no bairro de Lourdes.

Segundo o defensor público Glauco de Oliveira Marciliano, o réu era acusado por homicídio qualificado, mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima e a defesa adotou a tese de negativa de autoria, por insuficiência de provas nos autos que comprovassem que ele realmente foi o autor do crime. O defensor destaca que as testemunhas que apontavam Leomar como autor do crime foram ouvidas apenas na fase policial e não repetiram os depoimentos em juízo, o que enfraqueceu a versão.

Como tese alternativa, caso a negativa de autoria não fosse aceita, o defensor Glauco de Oliveira pediu a desclassificação do crime para homicídio simples, a qual foi acatada pelos jurados resultando na condenação menor.

Segundo a denúncia, a vítima teria sido esfaqueada pelos próprios amigos que teriam feito uma “emboscada” a Júlio César no corredor que fica do lado de fora da casa em que ele morava. A esposa da vítima chegou a presenciar os segundos finais de vida de Júlio César e teria conseguido identificar um dos envolvidos quando ele ainda estava com a faca na mão.

O Ministério Público pediu a pronúncia de três homens da mesma família, considerados suspeitos de cometer o crime utilizando um pedaço de cano, um cutelo e duas facas para desferir vários golpes contra a vítima, causando-lhe a morte. No dia do crime, por motivos desconhecidos, os acusados tramaram a morte da vítima e dirigiram-se à sua residência. Eles chamaram a vítima e assim que a vítima avistou os três, começou uma discussão.

Júlio César pediu aos homens que fossem embora e, com a recusa, ele foi ao encontro deles, deixando o interior da residência. Nesse instante, a denúncia conta que os três teriam partido para cima da vítima, sendo que Leomar teria sido o autor das primeiras facadas. Logo após, o irmão, que era menor de idade, teria desferido um golpe contra o peito da vítima. A denúncia conta que enquanto os dois golpeavam a vítima, o pai dos homens teria permanecido no local para intervir caso a vítima ou algum terceiro reagisse.

Durante o processo, o irmão do réu acabou morrendo assassinado em março de 2007 e o pai de Leomar foi impronunciado pelo juízo da 2ª Vara Criminal, por não ter participado do crime.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por