GERAL

Exercícios físicos na terceira idade podem evitar doenças do sistema circulatório

De acordo com especialistas, inchaço nas pernas e indisposição são sintomas em idosos com problemas circulatórios

Marcela Pires
Publicado em 19/06/2016 às 11:18Atualizado em 16/12/2022 às 18:25
Compartilhar

Divulgação

De acordo com especialistas, inchaço nas pernas e indisposição são sintomas em idosos com problemas circulatórios

Um dos problemas que acometem grande parte da população na velhice é a má circulação sanguínea. A adoção de uma alimentação mais saudável e equilibrada, somada à prática de exercícios físicos, ajuda a fortalecer o sistema circulatório e a evitar doenças comuns da terceira idade. A enfermeira Larissa Carvalho Silva, que atende idosos diariamente em um hotel geriátrico, diz que pequenas atitudes no dia a dia e alguns minutos de caminhada podem garantir uma velhice mais saudável.

“Pernas inchadas, indisposição, lesões nos membros inferiores, são sintomas típicos dos idosos que apresentam problema circulatório. Eles são mais propensos a ter problemas com a circulação sanguínea, por hábitos adquiridos ao longo da vida, como fumar e ter uma alimentação desregrada, ou pela comum diminuição do nível de atividade física, pois, com o passar dos anos, os idosos tendem a ficar cada vez mais indispostos e sedentários. É preciso estar atento a isso e estimulá-los para combater essa indisposição”, destaca.

Ainda segundo Larissa, medicamentos específicos, prescritos por um profissional médico, também auxiliam na melhora da circulação e na diminuição das dores causadas pela falta de retorno sanguíneo. “Uma prática antiga e que todo mundo utiliza, mas nem sempre de forma correta, é colocar as pernas para cima para auxiliar no retorno sanguíneo. Mas é importante que as pernas fiquem acima do nível do coração, pois não adianta sentar e colocar as pernas em um banquinho, deixando os membros na altura do quadril, por exemplo”, explica.

A enfermeira destaca, ainda, que o uso de meias de compressão melhora a circulação, mas é preciso consultar um médico especialista para receber a indicação de qual meia utilizar, pois existem compressões e indicações diferenciadas para cada tipo de pessoa e problema.

Para Elizabeth Carvalho dos Santos Freitas, administradora do hotel geriátrico onde atua a enfermeira Larissa, muitas doenças da terceira idade podem ser prevenidas ou adiadas ao máximo, com a adoção de um estilo de vida mais saudável e tratamentos adequados. “É preciso força de vontade dos idosos e, principalmente, incentivo dos familiares e cuidadores para que eles se alimentem melhor e pratiquem algum exercício. Muitas doenças e complicações da velhice podem ser evitadas com uma caminhada de 20 a 30 minutos, por exemplo. Mesmo sendo comum a tendência ao sedentarismo na terceira idade, precisamos apoiar nossos idosos e ter mais atenção com a saúde deles”, conclui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por