GERAL

Nutricionista ensina a manter alimentação saudável no frio

Acrescente carne e frango nas sopas e tome cuidado com o pão, o queijo ralado, torradas e azeite, mas evite as que contêm creme de leite e as sopas cremosas

Thassiana Macedo
Publicado em 19/06/2016 às 11:14Atualizado em 16/12/2022 às 18:25
Compartilhar

Reprodução

Preparações quentes, como caldos e sopas de legumes, chás, frutas assadas e legumes cozidos, aliviam a fome e aquecem o corpo

Em dias mais frios é comum sentirmos mais fome e fica difícil resistir a alimentos como, por exemplo, o chocolate quente, cafés com cremes e caldos gordurosos. Contudo, é possível fazer algumas substituições e manter a alimentação saudável mesmo quando caem as temperaturas.

De acordo com a nutricionista Patrícia Oliveira do Vale, o tecido gorduroso do nosso corpo tem o papel de manter a nossa temperatura, que quando diminui exige um gasto maior de energia do nosso organismo para mantê-la. “Para se proteger do frio, o corpo acelera o metabolismo, necessitando de mais energia para se manter aquecido. Isso acontece devido ao mecanismo de contração dos poros, que funciona como isolante térmico, impedindo a perda de calor para o ambiente. Por isso, o corpo pede alimentos à base de carboidratos, calóricos e que produzam mais energia, como massas, pães, bolos, arroz, macarrão e doces”, esclarece.

No entanto, é possível burlar essa necessidade, tendo atenção aos exageros e fazendo trocas e substituições menos calóricas para evitar ganho de peso e manter uma dieta equilibrada de carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais. “Preparações quentes, como caldos e sopas de legumes, chás, frutas assadas e legumes cozidos aliviam a fome e aquecem o corpo. Além disso, é fundamental conciliar uma dieta equilibrada com a prática de exercícios físicos. Quem malha na academia pode ter preguiça, mas o ideal é praticar as atividades pelo menos três vezes por semana”, frisa.

As melhores escolhas, segundo a especialista, são as folhas de agrião, espinafre e repolho, que podem ser base para sopas mais leves. “É importante o uso de ervas para dar o sabor final e de cenoura para proporcionar consistência mais grossa. Acrescente carne e frango nas sopas e tome cuidado com o pão, o queijo ralado, torradas e azeite, mas evite as que contêm creme de leite e as sopas cremosas, que possuem muitas calorias e gorduras”, reforça.

A nutricionista alerta que a hidratação é importante, apesar de muitas pessoas não sentirem sede como acontece em épocas mais quentes. “No inverno, a diurese aumenta, mas a ingestão de água previne problemas pulmonares, já que ela ajuda a dissolver o muco dos pulmões. Sempre que urinar, o ideal é beber um copo de água. Aproveite os chás de frutas e folhas, como maçã, laranja, morango, hortelã, mate, camomila, erva-cidreira, erva-doce, gengibre, cravo e canela, que são opções saborosas e quentes para o inverno, mas evite o açúcar e prefira leites desnatados ou semidesnatados”, destaca.

Patrícia do Vale sugere ainda a ingestão de sucos de frutas naturais e vitaminas, pois as fibras auxiliam no funcionamento do intestino e fornecem os nutrientes necessários para o organismo. Uma dica para a sobremesa é, também, abusar das frutas, como banana ou maçã levadas ao forno com canela.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por