GERAL

Na opinião dos internautas, PMU deve mudar projeto do BRT para manter as árvores

Para implantação dos novos trajetos, o projeto prevê a retirada de 85 espécies entre árvores e palmeiras; a Prefeitura já deu início à retirada e replantio de várias árvores na cidade

Letícia Morais
Publicado em 24/05/2016 às 14:28Atualizado em 16/12/2022 às 18:45
Compartilhar

 Internautas acreditam que a Prefeitura Municipal de Uberaba deve mudar o projeto de implantação de novos trajetos do sistema de transporte coletivo BRT/Vetor. Dos 898 participantes do levantamento, 55,3% se mostraram favoráveis à alteração do projeto que prevê a retirada de 85 espécies entre árvores e palmeiras, mesmo que a eficiência dele seja reduzida no intuito de conservar as árvores.

As árvores retiradas serão replantadas na lateral da via como garantia de "pagamento", ou seja, garantia de que vão vingar. Além disso, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) garantiu que equipe técnica fará o acompanhamento. Em contrapartida, 44.7% participantes consideram o projeto necessário e não concordam com sua mudança para a permanência das árvores.

À reportagem, a Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana afirma que entende e respeita a opinião dos internautas que participaram da enquete JM, mas pontua, por meio do secretário Marcondes Freitas, que desde a sua elaboração, o projeto BRT/ Vetor considerou a questão arbórea no que tange a manutenção de árvores nos trechos, assim como as retiradas.

A Seplan destaca, ainda, que o trabalho possui o envolvimento das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam), Serviços Urbanos (Sesurb), Obras (Seob) e de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan), que fizeram diversos ajustes no projeto para atender a demanda das árvores e de diversos replantios. Por fim, salienta que antes do início das obras foram realizadas diversas audiências públicas para ouvir as comunidades envolvidas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por