GERAL

Fisioterapia geriátrica ajuda a estimular sistemas respiratório e motor dos idosos

Exercícios respiratórios auxiliam idosos a minimizar os efeitos da obstrução brônquica ou o aparecimento de doenças

Marcela Pires
Publicado em 22/05/2016 às 11:17Atualizado em 16/12/2022 às 18:47
Compartilhar

Foto/Reprodução

Exercícios respiratórios auxiliam idosos a minimizar os efeitos da obstrução brônquica ou o aparecimento de doenças

À medida que envelhece, o corpo humano caminha para um declínio funcional do organismo. Dentre as complicações que surgem na terceira idade, as mais comuns são a perda da visão e da audição. Mas, além dessas alterações, uma parte que apresenta problemas e que merece bastante atenção é o sistema respiratório. “Com o avançar da idade, a capacidade pulmonar diminui; os idosos sentem mais fraqueza muscular, e os músculos das costelas vão atrofiando, pois a pessoa não tem mais aquela capacidade de expandir o pulmão”, destaca a fisioterapeuta Luciana Rocha Ferreira, que trabalha com idosos em um hotel geriátrico da cidade.

Segundo a fisioterapeuta, além do envelhecimento natural do corpo, outros hábitos e atividades realizadas ao longo da vida podem refletir diretamente na capacidade pulmonar de um idoso. “Por exemplo, se uma pessoa fumou muitos anos na vida, ou se ela trabalhou diretamente com produtos agrícolas, isso pode ocasionar em uma Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), responsável por dificultar progressivamente o fluxo de ar para os pulmões”, explica Luciana.

A fisioterapeuta explica, ainda, que, além da DPOC, a falta de capacidade respiratória pode ocasionar outras doenças, como a pneumonia. “Um paciente acamado, por exemplo, que tem uma debilidade física ou mental e que se alimenta por sonda está mais propenso a desenvolver doenças pulmonares, pois ele acumula mais secreções, provocando doenças no sistema respiratório”, destaca.

Para auxiliar os idosos e minimizar os efeitos da obstrução brônquica ou o aparecimento de doenças, a especialista pontua a importância da fisioterapia respiratória. “Com exercícios passivos ou ativos, dependendo da autonomia do idoso, nós trabalhamos com eles a melhora da ventilação pulmonar e da funcionalidade respiratória desse paciente, beneficiando consideravelmente sua qualidade de vida. A respiração influencia muito no nosso corpo e, com o enfraquecimento muscular, até o ato de engolir a comida pode ser dificultoso para uma pessoa idosa. Realizar a fisioterapia respiratória colabora na prevenção de doenças e na recuperação da capacidade pulmonar”, diz Luciana.

A fisioterapeuta Marcela Fonseca Batistuta, que também atende idosos de um hotel geriátrico, destaca a importância da fisioterapia geriátrica como um todo. “Ela proporciona ao paciente o envelhecimento com qualidade de vida, a melhora notável da sua capacidade de locomoção e equilíbrio, bem como a coordenação dessas funções, o aumento da força muscular e das funções da memória”, explica.

Ainda segundo Marcela, aliar os exercícios respiratórios com a prática da fisioterapia motora traz mais independência e conforto na realização de atividades diárias do idoso.

Para Elizabeth Carvalho dos Santos Freitas, administradora do hotel geriátrico, onde as especialistas atuam, a prática da fisioterapia é muito valiosa para os idosos, tanto para os ativos quanto para os mais debilitados. “Qualidade de vida é uma questão que tem um significado diferente para cada um. Na velhice, ter uma qualidade de vida é poder realizar atividades diárias com facilidade, ter acessibilidade nos locais onde frequenta e ter uma saúde controlada”, conclui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por