GERAL

Esporte auxilia no controle de doenças como ansiedade

A prática de esportes vem se tornando uma importante ferramenta para o combate à ansiedade, depressão e até mesmo à síndrome do pânico

Thassiana Macedo
Publicado em 22/05/2016 às 11:16Atualizado em 16/12/2022 às 18:47
Compartilhar

Foto/Reprodução

A prática de esportes vem se tornando uma importante ferramenta para o combate à ansiedade, depressão e até mesmo à síndrome do pânico

Desde a infância, existe o estímulo à competitividade. As crianças precisam provar que são as melhores da classe. Na adolescência, vem o vestibular e a competição por uma vaga na melhor universidade torna as cobranças pessoais ainda mais acirradas. Ao chegar ao mercado de trabalho, as expectativas por desempenho e resultados fazem com que muitas pessoas cheguem ao colapso do estresse. No entanto, a prática de esportes vem se tornando uma importante ferramenta para o combate à ansiedade, depressão e até mesmo à síndrome do pânico.

Oito em cada 10 trabalhadores apresentam algum sintoma de ansiedade ao longo da carreira, segundo pesquisa de associação internacional voltada ao estudo do estresse. O principal problema é que a ansiedade em excesso pode minar o sistema imunológico, deixando o organismo mais vulnerável a diversas outras doenças.

Para o psicólogo Jefferson Almeida, o ser humano é movido por desafios e sempre busca provar para si mesmo que é capaz superá-los, o que pode ser bem desenvolvido no esporte. “Na infância, o esporte ajuda no combate à ansiedade e também no controle das emoções, mas o mais importante é que favorece a disciplina, principalmente com a prática das artes marciais. Contra o sedentarismo, temos o esporte profissional, com opções como as modalidades das Olimpíadas, e o esporte amador, bastando uma caminhada de 30 minutos até cinco vezes na semana. É também uma maneira de combater o estresse da rotina diária”, esclarece.

Aliados no combate a vários problemas de saúde, como hipertensão e obesidade, os exercícios físicos também funcionam como válvula de escape para quem está constantemente estressado. Mesmo quem trabalha sentado e termina o dia exausto tem muita energia acumulada e precisa extravasar para conseguir alguns momentos de relaxamento. Para o especialista, investir em aulas de boxe, body combat e spinning ou outras lutas pode não ser a melhor saída para se livrar do estresse por serem mais agressivas, estimulantes ou muito competitivas. O ideal é buscar atividades que mudam o foco do dia a dia e favoreçam a busca por instantes de calma e concentração. Opções de atividades ao ar livre e coletivas, como corrida, caminhada e ciclismo, ajudam quem vive sob alta tensão a descarregá-la de maneira equilibrada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por