GERAL

Mitos e verdades da respiração oral de acordo com especialista

A otorrino Ana Lúcia Bóscolo afirma que respirar pela boca causa mais gripes e resfriados, pois o ar inspirado não é umidificado, purificado ou aquecido

Publicado em 22/05/2016 às 11:09Atualizado em 16/12/2022 às 18:47
Compartilhar

 Foto/Arquivo

De acordo com Ana Lúcia Bóscolo, crianças que respiram pela boca podem apresentar diminuição do rendimento escolar

A respiração oral não é qualificada como uma doença, mas como um sintoma que acomete as vias respiratórias, levando à obstrução nasal. A definição é da otorrinolaringologista Ana Lúcia Bóscolo. “Ela pode ser por causa intranasal, paranasal ou retronasal, além de ser a causa mais frequente que leva o paciente a procurar o otorrinolaringologista”, garante, destacando que o quadro clínico da obstrução nasal, além da respiração oral, é muito variado. A pedido do Jornal da Manhã, a especialista Ana Lúcia Bóscolo elencou diferentes mitos e verdades sobre a respiração oral. 

Jornal da Manhã: Respirar pela boca causa mais gripes e resfriados?

Ana Lúcia Bóscol VERDADE. O ar inspirado não é umidificado, purificado ou aquecido, facilitando as infecções.

JM: A respiração oral não interfere na eficiência de um aparelho ortodôntico.

AL: MITO. Interfere e muito no aparelho ortodôntico. O crescimento da face da criança é alterado pela respiração bucal, resultando em variações morfológicas, pois a passagem do ar pelo nariz promove reabsorções e deposições, determinando o desenvolvimento dos ossos da face. Na hipertrofia adenoidiana, encontramos 60% de alteração da arcada dentária, que, geralmente, precisam de correção.

JM: Crianças que respiram pela boca podem apresentar diminuição do rendimento escolar.

AL: VERDADE. Geralmente, o problema leva à desatenção, ao desânimo, à falta de concentração, ao atraso escolar. São crianças que dormem mal, oxigenam mal, têm mau humor e cansaço.

JM: Não existe relação entre respiração e cáries dentárias.

AL: MITO. As cáries são mais frequentes nessas crianças porque a saliva é espessa e escassa. Com a boca seca, não se realiza corretamente a higiene bucal feita pela saliva.

JM: É normal uma criança roncar.

AL: MITO. A criança não ronca. Se isso está ocorrendo, é indicativo de alerta e deve ser investigado. E as causas do ronco na criança devem ser procuradas: como alergias, infecções, hipertrofias de adenoide e amígdalas, obesidade, cansaço, uso excessivo de chupetas ou mamadeiras, etc.

JM: O respirador oral tem mais dificuldade para se alimentar.

AL: VERDADE. A obstrução nasal dificulta a alimentação por fator mecânico, inapetência, cansaço, irritabilidade e mau humor. Todos esses fatores atrapalham a alimentação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por