GERAL

Usuários do Sine criticam a falta de organização no atendimento

Segundo relatos, na manhã desta sexta-feira (20), população que estava desde a madrugada esperando atendimento, ficou sem receber a senha e sem informação

Letícia Morais
Publicado em 20/05/2016 às 10:54Atualizado em 16/12/2022 às 18:49
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 Usuários do Sine Municipal de Uberaba estão indignados com a falta de organização do local. Segundo relatos, alguns estavam esperando desde às 04h para dar entrada no seguro desemprego ou encaminhamento para vagas de trabalho, mas não foram atendidos.

De acordo com a assistente social Naiane Ferreira Gonçalves, haviam 29 pessoas na frente dela e, no horário do atendimento, as funcionárias não respeitaram quem havia chegado primeiro. “No horário de início de trabalho do Sine, as funcionárias pediram para ir à frente aqueles que queriam uma senha para atendimento. Mas, muitas pessoas não respeitaram e passaram na frente. É uma falta de respeito com o cidadão”, afirmou.

O problema relatado pelos usuários é que falta ser realizada uma triagem no sentido saber qual é o tipo de atendimento que aquela pessoa vai precisar. “Muita gente vem para dar entrada no seguro desemprego, e está faltando documentos, sendo que a pessoa precisa voltar outro dia. E os que estavam aguardando não conseguem senha ou informação. Depois que eles entregam as senhas, fecham a entrada e os funcionários não avisam”, lamenta a assistente social, destacando que estava tentando contato com a coordenação do Sine, mas sem sucesso.

Sine Municipal afirma que a fila é feita pelos próprios usuários e não pela equipe

À reportagem, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo por meio do Sine Municipal de Uberaba esclareceu que atende, diariamente, 40 senhas para seguro desemprego, tendo em vista que o Sine/UAI (Unidade de Atendimento Integrado do Estado) atende somente por agendamento. Em nota, destaca que, antigamente, o Sine Municipal atendia 25 senhas, mas, para suprir a demanda oriunda do órgão Estadual, aumentou para 40 atendimentos. Segundo a nota, as senhas são entregues as 7h30, onde duas funcionárias entregam e conferem a documentação para verificar se realmente os usuários têm direito ao seguro desemprego, evitando, assim, a espera desnecessária. Ainda, reforça que a fila é feita pelos próprios usuários e não pela equipe do Sine Municipal.

Ainda de acordo com a nota, o Sine/UAI atende apenas por agendamento, situação que acabou criando um gargalo para o Sine Municipal, destacando que o atendimento para recolocação no mercado de trabalho, ou seja, busca de emprego, a senha é diferente da do seguro desemprego. A Secretaria de Desenvolvimento destaca que o Sine Municipal de Uberaba foi classificado em 2º lugar no Estado e em 13º lugar no País no que tange ao atendimento da quantidade de trabalhadores colocados no mercado de trabalho.

Por fim, o secretário da Sedec, José Renato Gomes, salienta, em nota, que o Sine Municipal faz um trabalho sério que, muitas vezes, cumpre o papel do Estado. Além disso, José Renato Gomes afirma que hoje o Sine atende não só a população de Uberaba, mas de outras cidades e cita como exemplo esta semana quando em apenas dois dias cerca de 480 pessoas foram atendidas no local, dentro dos diversos serviços prestados. 

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