GERAL

Angiologista alerta para os cuidados no tratamento de varizes

O tratamento com meias compressivas elásticas é eficaz, mas Nélio Munhoz explica que mais importante são os tipos de compressão

Publicado em 01/05/2016 às 11:47Atualizado em 16/12/2022 às 02:57
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

O tratamento com meias compressivas elásticas é eficaz, mas Nélio Munhoz explica que mais importante são os tipos de compressão

As varizes são uma das vilãs da estética feminina. Os vasinhos escuros nas pernas incomodam e mexem com a autoestima da mulher. Uma série de fatores determina o seu aparecimento, no entanto, o médico angiologista Nélio Munhoz destaca o principal: a hereditariedade.

“Temos como fatores desencadeantes passar horas sentado ou em pé (ortostatismo), a obesidade, alterações hormonais e o uso de anticoncepcionais, que podem influenciar no aparecimento das varizes”, assegura. O tratamento com meias compressivas elásticas é eficaz, mas o especialista explica que mais importante que o modelo e o tecido são os tipos de compressão, orientando o paciente a ficar atento.

Apesar de incômodo, o médico afirma que os vasinhos são um problema estético, portanto, não são cobertos pelos planos de saúde. “Vários profissionais da saúde, inclusive leigos, estão se arriscando a realizar esses procedimentos. O Conselho Federal de Medicina (CFM) emitiu um parecer dizendo que ‘é ato privativo do médico a escleroterapia no tratamento de varizes, de acordo com o ordenamento jurídico brasileiro’. A aplicação é procedimento médico, que, se realizada por leigos, pode trazer consequências para o paciente, além de ser ilegal”, alerta. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por