GERAL

Tempo seco requer prevenção às causas de alergias respiratórias

De acordo com a especialista Mariana Castro, o ar seco também piora as alergias na pele, e a coceira é um dos sintomas

Thassiana Macedo
Publicado em 01/05/2016 às 11:46Atualizado em 16/12/2022 às 02:57
Compartilhar

Foto/Arquivo

De acordo com a especialista Mariana Castro, o ar seco também piora as alergias na pele, e a coceira é um dos sintomas

As doenças alérgicas são importantes causas de consultas médicas no período do outono. De acordo com a médica especialista em imunoterapia Mariana Castro Loureiro Borges e Curi, dermatite atópica, asma e rinite alérgica pioram neste período, pois a temperatura tende a ficar mais baixa, com mudanças bruscas no clima. “O ar mais frio torna os brônquios e a mucosa nasal mais reativos. E o uso de edredons, cobertores e agasalhos guardados favorece o maior desenvolvimento de ácaros e fungos”, alerta.

O ar seco também piora as alergias na pele, e a coceira é um dos sintomas. “A dermatite atópica é uma doença inflamatória da pele, caracterizada por lesões avermelhadas que causam coceira, geralmente na face das crianças pequenas e nas dobras do joelho e cotovelo de crianças maiores e adultos, sendo observada em pessoas com história de alergia respiratória”, frisa.

A especialista recomenda manter a casa bem arejada e ventilada, limpar a casa diariamente com pano úmido, evitar o acúmulo de objetos no quarto que dificultem a limpeza, lavar as roupas guardadas antes de usá-las, manter uma alimentação saudável e tomar vacina contra gripe.

Beber água e utilizar cremes hidratantes pode prevenir alguns sintomas. “Aos pacientes que já fazem uso de medicações preventivas, a recomendação é mantê-lo, mesmo que estejam bem, e consultar seu médico regularmente. A alergia não é uma doença exclusiva do outono e do inverno, mas que deve ser tratada sempre de forma preventiva”, reforça Mariana.

Com as crianças, Mariana Castro alerta que os cuidados para evitar crises alérgicas devem ser redobrados. “Para evitar as crises alérgicas, elimine os focos de mofo e os objetos que acumulam ácaro, poeira e outros alérgenos, como cortinas de tecido, almofadas, tapetes peludos e bichos de pelúcia. Evitar que os animais com pelos e penas fiquem dentro do quarto da criança, principalmente na hora de dormir”, ressalta Mariana.

As causas podem ser detectadas através da história clínica do paciente e através de testes alérgicos, devendo ser tratadas de acordo com a gravidade de cada caso. “Para o controle dos sintomas, os alérgenos devem ser evitados. Nos casos de alergias persistentes, os medicamentos estão indicados, pois previnem novos surtos e provocam melhora progressiva e duradoura das alergias”, esclarece Mariana Castro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por