GERAL

Artrite Reumatoide afeta quase 50% das mulheres, afirma especialista

Segundo o reumatologista Hamid Alexandre Cecin, a doença apresenta diversos fatores genéticos desencadeantes e que, se não tratada, pode ocasionar deformidades e incapacidade no paciente

Letícia Morais
Publicado em 01/05/2016 às 11:31Atualizado em 16/12/2022 às 02:57
Compartilhar

Neto Talmeli

Reumatologista Hamid explica que a doença compromete as articulações, principalmente das mãos, chamadas interfalangeanas

Especialistas definem a Artrite Reumatoide (AR) como uma doença inflamatória crônica e autoimune, que pode afetar várias articulações. De acordo com o professor e reumatologista Hamid Alexandre Cecin, a doença apresenta diversos fatores genéticos desencadeantes e que, se não tratada, pode ocasionar deformidades e incapacidade no paciente. “Pode comprometer vários órgãos, como os olhos, pulmões, as mãos e a pele”, explica.

O reumatologista explica que a AR atinge aproximadamente 50% das mulheres e pode ter relação com os hormônios femininos. “A doença compromete as articulações, principalmente da mão, chamadas interfalangeanas proximais (entre as falanges), mas pode afetar as duas mãos, quando se sente dificuldade ao fechar as mãos. Se o problema persiste por mais do que em uma hora, esse é um provável diagnóstico”, avalia.

Em Uberaba, não existem estatísticas que apontem a quantidade de pacientes com a doença, mas, segundo o especialista, ela é relativamente encontrada no Hospital de Clínicas, em cinco de cada dez casos. Cecin salienta a importância e necessidade da avaliação clínica, que tem sido deixada de lado. “O médico precisa examinar, colocar a mão no paciente, o que, infelizmente, não está ocorrendo hoje em dia. O tratamento tradicional resolve 70% dos casos, com o uso de medicamentos baratos. Nos outros 30% é que se utilizam os chamados medicamentos biológicos, indicados nos casos em que o paciente não responde ao primeiro tratamento”, afirma. Destaca, ainda, que os medicamentos biológicos possuem graves efeitos colaterais, que podem contribuir para uma infecção e até mesmo o desenvolvimento de câncer.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por