GERAL

Campanha prevê vacinar 1,8 mi animais contra aftosa na região

O produtor deve adquirir as doses necessárias em uma loja ou na cooperativa em que é associado e, ainda, declarar pela internet ou no IMA

Geórgia Santos
Publicado em 30/04/2016 às 23:01Atualizado em 16/12/2022 às 19:05
Compartilhar

Com a previsão de vacinar 23,9 milhões de animais em Minas Gerais, começa neste domingo a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa. Produtores rurais terão até 31 de maio para vacinar bovinos e bubalinos, independentemente da idade. O lançamento da campanha será realizado neste sábado, durante a abertura da ExpoZebu.

A expectativa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), na coordenadoria de Uberaba, que compreende 22 municípios, é de vacinar 1 milhão 850 mil animais; especificadamente em Uberaba, a estimativa do IMA é de imunizar 201 mil cabeças. “Esperamos que o índice de vacinação seja o mesmo de anos anteriores, acima de 99%, valor que atingimos há mais de 10 anos”, explica o diretor do IMA de Uberaba, Rony Adolfo Hein.

Para realizar a vacinação, o produtor deve adquirir as doses necessárias em uma loja agropecuária ou na cooperativa em que é associado. No local, com a documentação em mãos, é emitida a Carta Aviso, que já há alguns anos não é mais entregue em casa. Depois disso, ele deve declarar a vacinação, o que pode ser feito pela internet ou em um escritório do instituto.

“O processo está bem mais fácil, pois, além de não ser necessário levar a carta para a compra, não existe o incômodo de ter que ir ao escritório para declarar. É claro que ainda há essa opção, mas o produtor pode declarar em casa”, explica Rony. Ele lembra que a vacinação deve acontecer até o dia 31 de maio, mas a declaração pode ser feita até o dia 10 de junho.

A vacinação do rebanho permanece obrigatória como a principal forma de se prevenir contra a aftosa. O produtor que não vacinar os animais estará sujeito à multa de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal, o equivalente a R$75,27 por cabeça. “Aqueles animais que não forem vacinados durante a campanha serão imunizados depois, mas os produtores serão multados e sofrerão algumas restrições”, explica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por