GERAL

Uberaba registra 84 casos de incêndio somente no mês de abril

Metade desse número é de ocorrências em lotes vagos, seguidos por 25 incêndios em vegetações, segundo dados do Sistema Integrado de Defesa Social

Letícia Morais
Publicado em 29/04/2016 às 11:45Atualizado em 16/12/2022 às 19:06
Compartilhar

 De 1º de janeiro até 27 de abril de 2016, o 8º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) registrou 100 ocorrências de incêndios em Uberaba. Se comparados com o mesmo período do ano passado, quando foram registradas 108 ocorrências, os números não apresentaram mudança significativa. Os dados são do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS).

Uberaba possui milhares de terrenos vagos em todos os bairros e são eles os responsáveis pela maior parte dos incêndios na cidade: foram 42 somente no mês de abril. Entre os dados do mês estão 25 incêndios em vegetação, dois em residências, dois em veículos, dois em outros estabelecimentos, e ainda, 11 outros tipos de incêndio, totalizando 84 casos de incêndio neste mês.

O 8º BBM destaca, ainda, que enquanto nos meses de janeiro a abril de 2015 foram registrados 16 incêndios em lotes vagos, este ano, o número ultrapassa a marca de 60 casos no mesmo período. “Observamos aumento no número de incêndios em vegetação na zona rural. Em 2015 registramos seis ocorrências contra 31 deste ano. Quanto aos incêndios em residência, foram 28 ocorrências em 2015 contra 25 em 2016”, afirma a assessoria da Corporação, em nota.

PM Ambiental destaca a necessidade de autorização para qualquer tipo de queimada

O período de maio a setembro é o que registra os maiores índices de queimadas, segundo o Comandante do Policiamento Ambiental de Uberaba, Tenente Luciano. “É uma época em que as pessoas costumam juntar os lixos, principalmente as folhagens, e incendiar. Só que essa atitude traz transtornos, como a poluição do ar, além de aumentar a sujeira nas residências”, ressalta.

O tenente explica que para realizar qualquer tipo de queimada é necessária autorização do órgão ambiental (IEF - Instituto Estadual de Florestas) ou da Prefeitura Municipal de Uberaba. “Quem pratica a queimada sem estar devidamente autorizado está sujeito às penalidades, que variam de infração administrativa até prisão, se comprovado crime ambiental”, alerta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por