GERAL

Tribunal confirma indenização por extravio de cadeira de rodas

Empresa aérea deverá pagar R$20 mil de indenização a passageiro que teve a cadeira de rodas extraviada em voo para Portugal

Thassiana Macedo
Publicado em 29/04/2016 às 22:02Atualizado em 16/12/2022 às 19:06
Compartilhar

Empresa aérea deverá pagar R$20 mil de indenização a passageiro que teve a cadeira de rodas extraviada em voo para Portugal. Desembargadores da 14ª Câmara Cível confirmaram sentença de primeira instância que verificou a ocorrência de danos morais pelo desrespeito à dignidade humana.

Consta nos autos que, em abril de 2014, um professor universitário em estágio pós-doutoral em História, portador de deficiência física em razão de poliomielite adquirida aos oito meses de idade, viajou pela Tap Air Portugal para a cidade do Porto, para participar do IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, cumprindo compromisso de ordem acadêmica. Na data da viagem, o passageiro atendeu às normas de embarque, chegando mais cedo para providenciar o check-in e, principalmente, despachar sua cadeira de rodas.

No entanto, ao chegar ao local de destino, não conseguiu localizar sua cadeira de rodas no aeroporto e constatou que o equipamento ortopédico não havia sido embarcado no Brasil. Uma cadeira foi disponibilizada pela companhia aérea, mas causou a ele grande desconforto e feridas, visto que não era adaptada. Em razão disso, toda a agenda acadêmica foi comprometida.

Para o desembargador relator Valdez Leite Machado, o extravio neste caso foi ainda mais grave que o de uma bagagem comum, na medida em que foi extraviada a cadeira de rodas do passageiro, o que lhe causou incontestáveis prejuízos de ordem moral. Sendo que a cadeira fornecida não atendeu às necessidades do professor e ainda lhe causou ferimentos. Além disso, o professor “não pôde comparecer a uma reunião de trabalho no dia em que a sua cadeira foi restituída e nem participar da abertura do IV Congresso, que eram as atividades mais importantes da sua estadia em Portugal”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por