GERAL

Aplicativo permite denunciar irregularidades eleitorais

Instituição espera que a ferramenta gratuita seja utilizada nas eleições, especialmente no interior, onde o cidadão tem dificuldade para se reportar à Justiça Eleitoral

Thassiana Macedo
Publicado em 29/04/2016 às 08:23Atualizado em 16/12/2022 às 19:06
Compartilhar

Foto/Reprodução

Demandas enviadas através do aplicativo são direcionadas à Sala de Atendimento ao Cidadão do MPF

Nas eleições municipais de 2016, qualquer pessoa poderá usar o celular para denúncias em tempo real e solicitar informações sobre processos ou a atuação do Ministério Público Federal (MPF). Com o aplicativo “SAC MPF”, o usuário poderá denunciar irregularidades como abuso de poder político ou econômico, compra de votos e propaganda irregular, entre outras.

A instituição espera que a ferramenta gratuita seja utilizada nas eleições, especialmente no interior, como Uberaba, onde geralmente o cidadão encontra dificuldade para se reportar à Justiça Eleitoral. O aplicativo pode ser utilizado para enviar denúncias a respeito de todas as áreas de atuação do órgão, com combate à corrupção; direitos do cidadão ou do consumidor; patrimônio público, cultural e social, e meio ambiente.

Para isso, o usuário deve cadastrar a manifestação por meio de um formulário simples, com um relato da solicitação, sendo possível anexar documentos, fotos, áudios ou vídeos de até 12MB para demonstrar a situação. As demandas enviadas através do aplicativo são direcionadas à Sala de Atendimento ao Cidadão do MPF e, caso se trate de temas eleitorais, serão remetidas às respectivas Procuradorias Regionais Eleitorais, para distribuição aos promotores eleitorais atuantes nos municípios, que vão apurar os fatos e adotar as medidas cabíveis.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por