GERAL

Mais de 37% deixam o IRPF para última hora

Até sexta-feira, fim do prazo, a expectativa é de que a Receita Federal receba mais de 22 mil declarações somente de Uberaba

Geórgia Santos
Publicado em 28/04/2016 às 08:46Atualizado em 16/12/2022 às 02:57
Compartilhar

Foto/Arquivo

Sizenando Ferreira, delegado adjunto da Receita Federal, alerta para os problemas que podem ocorrer quando se deixa a declaração para última hora

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) termina nesta sexta-feira, 29, às 23h59, e muitos brasileiros ainda não cumpriram as obrigações com o “Leão”. Conforme dados repassados pela Receita Federal, até na terça-feira, 26, 64% dos contribuintes no país, perfazendo 18.416.319, haviam entregue a declaração do Imposto de Renda. Na Regional de Uberaba foram 79.250 transmissões e no município de Uberaba, 36.700 declarações, que representam 62,2% do total, segundo dados divulgados pela Receita Federal, no início da manhã de segunda-feira, 25.

“Em Uberaba, a estimativa é de 59 mil declarações e espera-se que 22,3 mil transmissões sejam realizadas até sexta-feira. Mas essa é uma situação que sempre acontece”, explica o delegado adjunto da Receita Federal, Sizenando Ferreira. De acordo com ele, o movimento de transmissões está sendo intenso. Apenas na sexta-feira deverão ser geradas 3 milhões de transmissões.

“Mas não é nada bom deixar para a última hora, isto é, para sexta-feira, pois o contribuinte pode ter problemas para fazer a transmissão. Por exemplo, a energia pode acabar, a internet pode estar com conexão ruim, enfim, as pessoas devem se preparar. Com relação ao sistema, não deve travar, pois a receita, quando percebe um congestionamento, desabilita outro para que não haja problemas”, explica o delegado adjunto.  Sizenando destaca, ainda, que mesmo aqueles que estão com dificuldades para reunir toda a documentação até o último dia de prazo devem fazer a declaração, ainda que falte algo. Depois apresentam à Receita aquilo que faltou. E vale lembrar que existe uma penalidade para aquele que não declarar: multa de 1% referente ao valor do imposto devido, mas não pode ultrapassar R$165,13.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por