GERAL

Inadimplência no comércio atinge 14% em janeiro, mas é considerada estável

Presidente da CDL, Fulvio Ferreira recomenda mais dedicação para conseguir fazer novos negócios nessa época de crise

Thassiana Macedo
Publicado em 10/02/2016 às 08:31Atualizado em 16/12/2022 às 20:09
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Foto/Neto Talmeli

Fulvio Ferreira recomenda mais dedicação para conseguir fazer novos negócios nessa época de crise

Funcionando com um termômetro do mercado, levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Uberaba), mantido por CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), apresentou equilíbrio entre os registros de inadimplência de janeiro de 2016 e janeiro de 2015. Conforme relatório do órgão, no primeiro mês do ano, a alta nas inclusões de novos devedores no banco de dados do serviço atingiu quase 14% se comparado a janeiro do ano passado.

Quanto às consultas para vendas a prazo, bem como ao cancelamento de registro de inadimplentes, o Serviço apurou um quadro de estabilidade. Segundo avaliação do presidente da CDL Uberaba, Fulvio Ferreira, no período avaliado houve um considerável aumento no volume de registros de novos inadimplentes. “Ou seja, o empresário está muito mais atento ao seu negócio. A conta ficou atrasada e ele já está tomando as providências cabíveis, pois quanto mais o tempo passa, mais difícil torna-se o recebimento. Nesse aspecto de registros, estamos com uma alta de quase 14%, percentual significativo”, explica.

Na avaliação do dirigente lojista, o aumento do número de consumidores endividados reflete as dificuldades da economia do país ao longo de todo o ano de 2015, com piora nos índices de emprego e avanço da inflação. “2016 já surge como um ano difícil, com a economia sofrendo fortes influências da política. Isso atrapalha a condução dos negócios. Muitas pessoas que não fizeram investimentos no ano passado já estão assumindo o posicionamento de passar a investir este ano. Esperamos vários investimentos, como reforma da casa, construção de uma loja, compra de maquinário, abertura de uma empresa ou a troca do carro. Esperamos que o consumo seja adiantado o mais rápido possível”, afirma Fulvio.

Dessa maneira, a expectativa é de que esse primeiro semestre possa trazer muitas novidades, como forma de mover a roda da economia. “Apesar das dificuldades, recomendamos ao empresário, se puder, chegue à empresa um pouco mais cedo; se puder, fique um pouco mais, após o expediente. Trabalhe mais. Para os vendedores, faça mais uma ligação para o seu cliente. Se dedique um pouco mais para conseguir fazer novos negócios. Não adianta ficar reclamando. Nós todos, envolvidos na cadeia produtiva, precisamos acreditar e fazer um pouco mais para atingir os resultados”, completa o presidente da CDL Uberaba, Fulvio Ferreira. 

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