GERAL

Reunião para definir novo horário do comércio acontecerá no dia 12

Ficou marcada para depois do Carnaval uma reunião entre os vereadores Samuel Pereira (PR) e Cleber Cabeludo (sem partido)

Marconi Lima
Publicado em 08/02/2016 às 08:05Atualizado em 16/12/2022 às 20:10
Compartilhar

Ficou marcada para depois do Carnaval uma reunião entre os vereadores Samuel Pereira (PR) e Cleber Cabeludo (sem partido), autores do projeto que altera o horário de funcionamento do comércio em Uberaba, com representantes de entidades ligadas ao setor e também dos trabalhadores. O encontro está agendado para o dia 12 de fevereiro, às 15h, na sala de reuniões do Anexo da Câmara Municipal de Uberaba (CMU).

A proposta inicial dos parlamentares era da abertura a partir das 7h, com o fechamento das lojas às 22h, de segunda à sábado. Samuel Pereira já disse que no primeiro momento a ideia era que essa medida fosse aplicada no comércio da avenida Prudente de Moraes, no bairro Abadia, mas decidiu-se depois estender para toda a cidade.

O Sindicato do Comércio Varejista de Uberaba (Sindicomércio) apresentou proposta de alteração do horário de funcionamento do comércio na cidade. Em dias úteis o expediente das lojas seria das 7h às 19h, podendo ser prorrogado até as 22h; e aos sábados, das 7h às 14h, podendo ser prorrogado até as 18h. Aos domingos e feriados poderá ser permitido o funcionamento das 8h às 22h, mediante solicitação do interessado à autoridade competente e existência de acordo e convenção coletiva de trabalho.

“Estamos de acordo com o que foi sugerido e dispostos a somar ao que as entidades e sindicatos almejam. Estamos aqui para visualizar o melhor para a nossa cidade em termos de geração de emprego e renda, já que o texto da emenda não atende apenas ao vereador, mas ao comércio em geral”, pontuou o Pereira.

A presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberaba (Sindube), Silvana de Paiva Rodovalho, que já se reuniu com os assessores jurídicos dos autores do projeto, manifestou que não haveria necessidade de modificação na lei. Na opinião dela, uma negociação entre empresas e empregados, como já aconteceu em outros casos, seria a solução mais adequada. Mas ela disse que o Sindube está aberto para conversar sobre a questão.

A ideia é que o projeto seja votado ainda durante as sessões ordinárias do mês de fevereiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por