GERAL

Funcionários da Cemig deflagram greve por tempo indeterminado

Os trabalhadores cruzam os braços por melhores salários e mais segurança no serviço

Letícia Morais
Publicado em 25/11/2015 às 16:10Atualizado em 16/12/2022 às 21:09
Compartilhar

Funcionários da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) deflagraram greve em todo o estado nesta quarta-feira (25). Em Uberaba, grupo de trabalhadores se reuniu na Univerdecidade. Entre as reivindicações da categoria, representada pelo Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais (Sindieletro), estão o reajuste salarial, 10% de aumento real e Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

De acordo com o diretor do Sindieletro, José Henrique Vilela, a categoria vem negociando com a companhia desde o mês de fevereiro. “Há mais de 15 anos a Cemig vem negando a negociar de forma efetiva, principalmente, nos últimos quatro anos. Nessa gestão, o Pimentel fez compromisso de contratar 1.500 eletricistas para a Cemig primarizar e melhorar o atendimento da sociedade, só que o governo não fez nada disso, virou só promessa”, afirmou.

O sindicalista destacou que a categoria entrou em greve porque a Cemig fez uma proposta que não repõe a inflação. “Estamos negociando 10,33% da reposição da inflação, aumento real de 10%, aumento real de 1,2% de um Plano de Cargo e Remuneração (PCR). Além disso, pedimos PLR linear para todos os trabalhadores e a primarização das atividades que estão terceirizadas”, explica o diretor da Sindieletro.

Os trabalhadores também reclamam das condições de trabalho, que segundo eles, necessitam melhorar rapidamente. Para José Henrique, os trabalhadores são expostos a um trabalho precário. “Queremos mais qualidade de serviço e acabar com as mortes. Os trabalhadores terceirizados não são treinados e qualificados, porém são explorados com excesso de jornada e por não receberem seus direitos são expostos a esse trabalho precário”, lamenta.

José Henrique destacou que as reivindicações da categoria são no intuito de melhorar o atendimento à sociedade. “Pretendemos melhorar a qualidade do nosso serviço e acabar com as mortes dos trabalhadores, que por vezes são mutilados e acamados em razão do trabalho”, finaliza.

Leia também:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por