GERAL

Mais de 200 raios caíram na cidade em menos de uma semana

Segundo o gerente comercial da Cemig, Ivan Magela Rodrigues, o número não é alto para o período, mas foi em curto espaço de tempo, o que ocasiona muitos danos

Letícia Morais
Publicado em 23/11/2015 às 16:45Atualizado em 16/12/2022 às 21:11
Compartilhar

A chegada do período chuvoso não tem sido só alegria para o uberabense. Isso porque os problemas com a queda de energia estão cada vez mais constantes. Enquanto os alagamentos estão começando a ser resolvidos, na contramão, é só chover que a energia cai. Além disso, os semáforos de diversas ruas e avenidas centrais têm ficado constantemente apagados.

O gerente comercial da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Ivan Magela Rodrigues, afirmou que as interrupções são pontuais. “Desde o início da chuva estão ocorrendo essas interrupções. São específicas, em pequenas áreas, devido às condições da chuva, que vem acompanhada de ventos. E são as rajadas de vento que são prejudiciais ao fornecimento de energia elétrica”, explicou.

Ivan destacou que se os ventos e raios continuarem, o problema com a queda de energia pode continuar. “Por mais que a Cemig faça um trabalho preventivo de manutenção e melhoria da rede elétrica para evitar esse tipo de ocorrência, não há como evitá-la na totalidade. Não temos registrado falta de energia nos semáforos, mas quando há, ela é prontamente restabelecida. Existe um procedimento no semáforo que ele não retorna seu funcionamento de maneira automática, por isso, fica sem energia até que seja restabelecida manualmente”, afirma o gerente.

Além da chuva, outro fator que tem provocado quedas de energia são os raios. “Nos últimos dias tivemos mais de 224 descargas elétricas, um número bastante representativo. Para essa época do ano não é um número alto, porém, foi em um curto prazo, o que pode causar muitos danos. É importante destacar que todas as interrupções que têm acontecido, mesmo que sejam nas instalações do cliente, nós estamos atendendo”, assegura Ivan.

A Cemig orienta que a população proteja suas instalações elétricas. “A melhor coisa a se fazer é a prevenção. Por isso, recomendamos a instalação de para-raios nas estruturas com o intuito de proteger a rede de uma descarga atmosférica. E também aquelas regrinhas que sempre dizemos, sempre que estiver chovendo e com tempestade, é recomendado retirar os equipamentos das tomadas para que não haja danificação”, alerta o gerente comercial.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por