GERAL

Servidores param expedição de registro da Junta Comercial

A categoria decidiu cruzar os braços como uma forma de pressionar o Governo Estadual a acatar uma contraproposta de melhoria de vencimentos

Publicado em 19/11/2015 às 09:59Atualizado em 16/12/2022 às 21:14
Compartilhar

Foto/Google/Street View

Em Uberaba não haverá manifestação na sexta-feira por causa do feriado do Dia da Consciência Negra

Entre os dias 19 e 23 de novembro, servidores da Junta Comercial de Minas Gerais vão paralisar os serviços de registro empresarial na capital e no interior do Estado. Definido em assembleia na quinta-feira, 12, a categoria decidiu cruzar os braços como uma forma de pressionar o Governo Estadual a acatar uma contraproposta de melhoria de vencimentos a ser apresentada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), no dia 23 de novembro. A paralisação ocorre no mês em que a Jucemg implanta o projeto Registro Digital, que consiste no atendimento de todos os serviços exclusivamente pela internet (registro, alteração e extinção de empresas, dentre outros).

Organizada pela Associação dos Servidores da Junta Comercial (Asjuc) e com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Públicos no Serviço Público do Estado de Minas Gerais (Sindpúblicos), o movimento não ficará parado. Hoje, 19, os servidores da Jucemg irão à Assembleia Legislativa. “Vamos pedir apoio e mobilização dos deputados para nossas propostas e pressionar o governo a nos escutar”, relatou Alessandra Araújo, vice-presidente da Asjuc. 

Geraldo Henrique, diretor do Sindpúblicos, pontuou que é muito importante a mobilização e participação de todos os servidores da categoria. “Não há vitória sem luta e para isso é preciso coragem, organização e união dos servidores”, afirma.

Além de mobilizar os parlamentares, a categoria promoverá mais uma nova manifestação amanhã, às 9 horas, em frente à sede da Jucemg, em Belo Horizonte, e nos seis escritórios do interior – Montes Claros, Uberaba, Uberlândia, Juiz de Fora, Ipatinga, Governador Valadares e Varginha.  E no dia 23, data da reunião com a Seplag, servidores da Jucemg irão em massa à Cidade Administrativa para acompanhar.

Melhor do Brasil paga um dos piores salários aos servidores. Referência nacional no registro empresarial, a Jucemg paga um dos piores vencimentos aos servidores, conforme apontaram estudos realizados pela comissão. “É uma vergonha. Somos considerada a melhor Junta do Brasil”, desabafa Araújo.

Manifestações. Ao longo de 2015, a categoria promoveu onze manifestações na capital e no interior, a fim de chamar a atenção da sociedade, do governo e da alta administração para a precariedade dos vencimentos. “A remuneração está congelada há dez anos. Para se ter uma ideia, hoje um técnico concursado da Jucemg ganha menos que dois salários mínimos”, lamenta Araújo. Ao todo, 190 servidores integram o quadro da Junta Comercial no Estado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por