GERAL

Deputado é denunciado por estimular crime da compra de votos

Por outro lado, o parlamentar foi denunciado, no início do mês, por incitação ao crime eleitoral no Supremo Tribunal Federal (STF)

Daniela Brito
Publicado em 27/08/2015 às 21:07Atualizado em 16/12/2022 às 22:35
Compartilhar

Por outro lado, o parlamentar foi denunciado, no início do mês, por incitação ao crime eleitoral no Supremo Tribunal Federal (STF), em denúncia assinada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Ele é acusado de estimular correligionários à compra de votos e à divulgação de fatos inverídicos durante a eleição para prefeito de Capetinga (MG), em 2012.

Entre as provas apresentadas está o vídeo gravado naquele ano, na reta final das eleições municipais, em que o deputado se reúne com candidatos ao cargo de vereador, prefeito e assessores numa churrascaria. Durante o encontro, o deputado propôs a entrega de cartões aos eleitores da cidade para, após o pleito, trocá-los por R$100, caso o candidato a prefeito fosse o vencedor. O vídeo foi exibido em rede nacional no programa Fantástico, da Rede Globo.

Para o PGR, Aelton estimulou a divulgação de fatos inverídicos capazes de influenciar o processo eleitoral, como “boatos” e “fofocas” sobre o candidato opositor. Na denúncia, houve a proposta do benefício da transação penal, mas o deputado recusou. Rodrigo Janot pediu tramitação prioritária do feito no STF pela iminência da prescrição do delito, que pode ocorrer em setembro deste ano.

De acordo com o assessor de gabinete Luiz Alberto, o deputado tem certeza de que não praticou o crime apontado na denúncia e que optou por não aceitar a transação penal. Ele prefere dar a oportunidade para a Justiça apurar se houve o crime. Ele disse ainda que Aelton está à disposição do STF para eventual esclarecimento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por