GERAL

Problema de animais abandonados compete ao poder público, indicam participantes de enquete

Com mais de 1.300 opinantes, 62,1% disseram que o poder público é o responsável pelo abandono

Publicado em 04/08/2015 às 15:35Atualizado em 16/12/2022 às 22:57
Compartilhar

 Maioria dos leitores que participaram da enquete proposta pelo site JM Online, no decorrer da semana passada, acredita que o problema de animais abandonados é de competência do município. Com mais de 1.300 opinantes, 62,1% disseram que o poder público é o responsável pelo problema. Já 37,9% dos participantes acreditam que o problema compete também aos cidadãos.

Para a vereadora Denise Max (PR), engajada na causa de proteção de animais, o problema não compete somente ao Poder Público, mas também à sociedade como um todo. “Como é que você vai responsabilizar o Poder Público por uma situação em que a própria pessoa recolhe o animal e depois o abandona?” questiona.

A vereadora explica que a responsabilidade do Poder Público é de conscientizar a população, realizar campanhas de vacinação e controle de zoonoses. Denise ainda lembra que não adianta construir abrigos, se a população não age com responsabilidade, e enfatiza que o abandono é crime.

De acordo com lei federal nº 9.605 de 1998, o abandono de animais configura crime e cabe pena de 15 dias a seis meses de reclusão ou multa. A denúncia pode ser feita na Delegacia da Polícia Civil. A parlamentar acrescenta também que está finalizando um Projeto de Lei com o objetivo de aumentar a fiscalização e evitar o abandono de animais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por