GERAL

TJ suspende reintegração de posse de área ocupada em Campo Florido

A decisão é decorrente de mandado de segurança impetrado contra o comandante-geral da PM, coronel Marco Antônio Bianchini, e, ainda, contra o governador Fernando Pimentel (PT)

Daniela Brito
Publicado em 04/08/2015 às 10:04Atualizado em 16/12/2022 às 22:59
Compartilhar

Fot Jairo Chagas

Tenente-coronel Walmir Ferreira informou que a operação daria apoio à ação com um efetivo de 1.500 homens

Tribunal de Justiça de Minas Gerais suspendeu reintegração de posse na área invadida em Campo Florido. A decisão é decorrente de mandado de segurança impetrado contra o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Bianchini, e, ainda, contra o governador Fernando Pimentel (PT) pela Associação Brasileira de Defesa dos Direitos Coletivos.

Atualmente, a área é ocupada por aproximadamente 900 famílias, e liminar deferida pelo juiz Fabiano Rubinger de Queiroz, da 2ª Vara Cível, determina a reintegração de posse. A ação estava marcada para 10 de agosto.

Entre as alegações apontadas para a entidade conseguir a suspensão da reintegração de posse está uma reunião, realizada no dia 7 de julho, onde representantes do assentamento “Vitória” foram informados pelo comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Waldimir Soares Ferreira, que a corporação daria apoio à ação com um efetivo de aproximadamente 1.500 homens. Porém, não ficou definido o local para onde as famílias seriam encaminhadas, tendo em vista que muitos são crianças e idosos, que têm seus direitos garantidos por meio dos estatutos da Criança e Adolescente e dos Idosos. Também foi questionada a falta de “comissão especial” para acompanhar o processo de desocupação da área invadida, conforme prevê legislação estadual (nº 13.604/2000).

Com isso, o relator, desembargador Caetano Levi Lopes, reconheceu que a ação de reintegração de posse deve ocorrer com adoção das medidas necessárias para preservar os direitos e garantias das pessoas envolvidas, como, por exemplo, a definição de alojamento alternativo. Ele também destacou que toda a ação deve obedecer à diretriz (nº 30102/2011) que regulamenta o emprego da Polícia Militar nas ocupações de imóveis urbanos e rurais. Nela, é necessário que seja feito o comunicado aos ocupantes sobre a ação de reintegração de posse no prazo de 48h. Toda ação deve começar às 6h e não pode terminar depois das 18h. “O cumprimento da ordem de desalojamento sem medidas protetivas necessárias poderá acarretar dano irreparável à integridade física e mental das pessoas desalojadas”, diz o desembargador.

A decisão ainda pode ser alvo de recurso e ser revertida a qualquer momento. A área ocupada, segundo documento contido nos autos, pertence aos filhos do prefeito de Campo Florido, Ademir de Melo, e ainda ao engenheiro Pedro Umberto Carneiro, irmão do deputado Adelmo Carneiro Leão, proprietário da Vale do Sol Empreendimentos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por