GERAL

Justiça nega porte de arma de fogo fora do expediente para GMs

Dois guardas municipais uberabenses não conseguiram permissão judicial para andar com arma; ação foi feita por meio de habeas corpus preventivo

Daniela Brito
Publicado em 07/07/2015 às 09:14Atualizado em 16/12/2022 às 23:24
Compartilhar

Dois guardas municipais uberabenses não conseguiram permissão judicial para andar com arma de fogo. A ação, feita por meio de habeas corpus preventivo, foi negada pelo juiz Ricardo Cavalcante Motta, da 1ª Vara Criminal. A sentença ocorre em meio ao decreto, publicado mês passado, que prevê o porte de arma de fogo ao contingente em Uberaba.

Os guardas municipais W.S.M. e G.A.S.  buscavam salvo conduto para andar armados fora do horário de serviço, sem risco de prisão. Como argumento, os autores destacaram a inconstitucionalidade de artigo no “Estatuto do Desarmamento” que veda o porte de arma de fogo por guardas municipais nos municípios com menos de 500 mil habitantes.

Eles também destacaram que exercem função de segurança pública e a esta situação transfere iminente risco de vida que lhes obriga a andar armado fora do expediente, “quer queira, quer não” e ainda anexaram aos autos vários feitos julgados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Sem êxito. O magistrado negou a liminar e, ao julgar o mérito, também não autorizou o porte de arma de fogo pelos dois guardas municipais. Para ele, a inconstitucionalidade do artigo não é um critério que deva ser levado em consideração para deferir o pedido.

De acordo com o magistrado, qualquer pessoa pode pleitear pedido de direito preventivo em face de prisão iminente por porte de arma, fora do horário de serviço desde que apresente condições e critérios necessários para a deliberação, mas, neste caso, o risco  não foi caracterizado nos autos.

Além disso, manifestação da autoridade policial destaca que não existem mecanismos de fiscalização envolvendo guarda municipal em Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por