GERAL

Uberaba é a 2ª cidade que mais gerou empregos em Minas Gerais no primeiro quadrimestre de 2015

Secretário de Desenvolvimento Econômico avalia que o bom momento vivido por Uberaba estimula o crescimento no estado, já que a cidade se tornou vitrine às vizinhas

Publicado em 27/05/2015 às 13:40Atualizado em 16/12/2022 às 23:58
Compartilhar

 Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontam Uberaba em segundo lugar no índice de geração de emprego de Minas Gerais. A cidade manteve a posição do final de 2014, com saldo positivo de 960 empregos criados. O cadastro é de responsabilidade do Ministério do Trabalho e avaliou os primeiros quatro meses de 2015.

O secretário de desenvolvimento econômico, José Renato Gomes, atribui o resultado positivo ao investimento da cidade em micro e pequenas empresas. “Nós também estamos atentos aos grandes investimentos, mas foi uma determinação da gestão trabalhar com a micro e pequena empresa, que gera mais de 95% da força de trabalho em todo o Brasil”, disse.

O principal ramo gerador de empregos na cidade foi o de serviços, seguido do comércio e da construção civil. O secretário lembra do mau momento vivido em Uberaba, tendo em vista a insegurança quanto à planta de amônia. “Se não tivéssemos uma queda acentuada em março no nível de geração de empregos, certamente nós teríamos ocupado a primeira colocação”, pondera.

Tornar a cidade mais atrativa às empresas motivou matéria levada pelo poder executivo municipal ao plenário em 2013. A Lei de Incentivos alterou a Lei 9.110/2003 e, desde então, o poder público ficou autorizado a realizar doações e não mais concessões, como era o modelo antigo, às empresas interessadas em se instalar na cidade.

Na visão do secretário, a crise pode ser combatida com trabalho, sendo importante diversificar o mercado e, da mesma, forma fomentá-lo. “Nós temos que trabalhar o segmento que está dando resultado. Tem um ditado que diz, enquanto uns choram, outros vendem lenço. E nós não podemos ficar chorando”, fala.

O bom momento de Uberaba serve como exemplo para demais cidades do estado, segundo o secretário, que confirmou a presença de representantes de cidades vizinhas para conhecer o modelo uberabense de prosperidade. Em média, são três visitas por semana. José Renato ainda sinalizou a vinda de novo empreendimento para a cidade, que deverá se instalar na BR-262, gerando mais empregos aos uberabenses.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por