GERAL

Cadastramento Escolar para 2016 deve ser feito em junho

De acordo com a resolução, poderá ser inscrito o aluno de seis anos ou que vai completar essa idade até 30 de junho de 2016

Thassiana Macedo
Publicado em 25/05/2015 às 08:27Atualizado em 17/12/2022 às 00:00
Compartilhar

Pais ou responsáveis que desejam garantir vaga para crianças e jovens que querem retomar os estudos no ensino fundamental em uma escola pública próxima às suas residências já devem se organizar para o cadastramento escolar. Conforme a Resolução nº 2.772, publicada no Diário Oficial do Estado, pela Secretaria de Estado de Educação, o período para a realização do Cadastro Escolar será entre os dias 15 e 19 de junho.

De acordo com a resolução, poderá ser inscrito o aluno de seis anos ou que vai completar essa idade até 30 de junho de 2016 e o candidato a uma vaga nos demais anos ou ciclos do ensino fundamental das redes públicas de ensino. Para a inscrição de estudantes menores de 18 anos, o pai, a mãe ou o responsável por eles deverá apresentar original e cópia da certidão de nascimento de cada um e conta de luz recente, como comprovante de residência.

Nos casos de transferência para as redes públicas ou retomada de estudos, os interessados também devem apresentar documento comprobatório expedido pela escola de origem. Quem tem mais de 18 anos e quer se matricular no ensino fundamental também poderá fazer inscrição, que é isenta de pagamento de taxas por parte do candidato.

Segundo a superintendente Regional de Ensino em Uberaba, Marilda Ribeiro, o candidato que fizer a matrícula dentro do prazo estabelecido terá sua vaga assegurada em uma escola pública próxima à sua residência, ou seja, conforme o zoneamento. “É bom lembrar para que as pessoas fiquem atentas sobre a importância do cadastramento. Nós da Superintendência Regional de Ensino garantimos que nenhum aluno ficará sem estudar e em caso de qualquer dificuldade neste sentido nós estamos à disposição para solucioná-la. Mas é fundamental ficar atento à data, porque é uma organização importante para a garantia de vagas”, esclarece.

O período de matrícula no Cadastramento Escolar será unificado na rede pública de ensino, estadual e municipal, e será entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2015. Aquele que não se matricular no prazo previsto será encaminhado para a escola onde houver vaga remanescente. Com a demanda apresentada no Cadastramento Escolar, Estado e municípios fazem uma análise do fluxo escolar, da capacidade física das escolas, com vistas à apresentação de proposta de expansão e/ou reorganização, buscando compatibilizar a demanda e oferta de vagas nas redes públicas de ensino.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por