GERAL

Enem abre inscrições a partir de segunda-feira com taxa mais cara

As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro e a expectativa é de que mais de nove milhões de candidatos se inscrevam

Thassiana Macedo
Publicado em 24/05/2015 às 14:38Atualizado em 17/12/2022 às 00:01
Compartilhar

Ministério da Educação lança edital com as regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. A partir de 10h de 25 de maio (segunda-feira) até 5 de junho, estudantes poderão se inscrever para o exame, pela internet. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro e a expectativa é de que mais de nove milhões de candidatos se inscrevam. Na edição de 2014, o Enem recebeu 8.721.946 inscrições, sendo que em Minas Gerais foram 979.259.

Uma das mudanças foi o reajuste da taxa de inscrição, a qual passou a custar R$63 e deve ser paga até 10 de junho. Desde 2004, o valor pago era R$35. Ficam isentos da taxa os estudantes que encerraram o ensino médio na rede pública e os que apresentarem declaração de carência socioeconômica. O MEC anunciou que estudantes isentos que não comparecerem e não justificarem terão de pagar a inscrição no exame seguinte. O ministério ainda vai definir as justificativas aceitas.

A partir deste ano o cartão de confirmação de inscrição não será enviado pelos Correios e ficará disponível na página do Enem na internet. Os locais de prova serão informados no cartão e o estudante deverá verificar. E não será mais possível usar o mesmo e-mail para mais de uma inscrição.

Além disso, travestis e transexuais poderão usar o nome social durante a prova. A solicitação deverá ser feita pela internet, após a inscrição, e não mais por telefone. Candidatos devem enviar cópia do documento, pelo sistema de inscrição, de 15 a 26 de junho. Serão mantidos os critérios de correção da redação e as provas com inserções inadequadas serão zeradas.

Vale lembrar que a nota do exame pode ser usada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec). E é pré-requisito para contratos com Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e certificação do ensino médio. As informações estão publicadas no Diário Oficial da União de segunda-feira (18).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por