GERAL

Servidor denuncia mau uso do programa Um Computador por Aluno

Servidor municipal denuncia ao Ministério Público Federal (MPF) em Uberaba o mau funcionamento do programa Um Computador por Aluno

Thassiana Macedo
Publicado em 18/04/2015 às 23:22Atualizado em 17/12/2022 às 00:31
Compartilhar

Servidor municipal denuncia ao Ministério Público Federal (MPF) em Uberaba o mau funcionamento do programa “Um Computador por Aluno”, aplicado ainda no mandato do ex-prefeito Anderson Adauto. Segundo aponta a denúncia, após grande investimento por parte do município para adquirir os equipamentos, vários alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Olga de Oliveira estão sem usar os computadores.

De acordo com informações repassadas ao MPF pelo servidor municipal Marcelo Campos, o programa visa a inclusão de crianças e adolescentes à tecnologia e exige uma política contínua que justifique o gasto dos recursos públicos. “Mesmo tendo sido os equipamentos e sistemas adquiridos com verba federal da Educação, com recursos do Fundeb, o programa foi mal-aplicado no município e os equipamentos encontram-se guardados em armários, sendo aos poucos sucateados, o que demonstra o descaso com a verba pública e a ausência de uma política linear e contínua”, explica na denúncia oferecida ao MPF.

Ainda conforme Marcelo Campos, foram aplicados cerca de R$ 5 milhões no programa em Uberaba, recurso proveniente de verba municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

De acordo com a assessoria de comunicação da PMU, realmente há cerca de 500 computadores parados, mas porque estão à espera de atualização de software ou de manutenção. Porém, como a demanda da Codiub é grande, visto que a companhia atende também outras demandas da Prefeitura, o processo tem sido lento.

Além disso, o município constatou que quando as crianças levavam os computadores para casa, muitos voltavam danificados, não eram devolvidos ou eram mal-utilizados pelos alunos, ou seja, não estavam sendo usados para atividades pedagógicas, e sim, para uso das redes sociais, jogos ou envio de emails pessoais. Em razão dos prejuízos materiais e pedagógicos, os computadores em funcionamento estão sendo utilizados apenas dentro das escolas, em aulas específicas e sob supervisão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por