Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
GERAL
Tamanho do texto: A A A A
Thassiana Macedo - 17/04/2015

MPs recomendam zoneamento das reas paleontolgicas no municpio

Compartilhar:

Ministério Público do Estado de Minas Gerais e o Ministério Público Federal enviaram recomendação ao Poder Público de Uberaba para que seja feito o zoneamento das áreas paleontológicas do município. O objetivo é preservar o extenso patrimônio paleontológico da cidade, por se tratar de bem cultural brasileiro com alto valor histórico e científico.

A recomendação foi encaminhada ao prefeito Paulo Piau e aos secretários de Meio Ambiente, Infraestrutura e Planejamento, bem como ao Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Uberaba (APA do Rio Uberaba). O documento foi assinado pelo coordenador regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente Carlos Alberto Valera, pela promotora de Justiça Claudine Lara Bettarello e pelos procuradores da República Thales Messias Pires Cardoso e Felipe Augusto de Barros Carvalho Pinto.

Foi dado um prazo de dez dias úteis para que a Prefeitura se manifeste sobre a recomendação, sob pena de ajuizamento de ações civis públicas ambientais. Em um prazo de 180 dias e através de processo licitatório, a Prefeitura deverá realizar estudo e elaboração para a vigência do Zoneamento Paleontológico no município, individualizando faixas de potencialidade de alta, média e baixa probabilidade de rochas e sedimentos com fósseis.

O documento recomenda que o município promova a fiscalização e a revisão imediata das licenças, alvarás e autorizações já emitidas e que envolvam quaisquer tipos de escavações ou movimentações de terra, passíveis de causar impactos a rochas e formações sedimentares ou realize o acompanhamento nos locais onde a intervenção já tenha ocorrido para salvar o patrimônio paleontológico. Conforme o Ministério Público, construções só devem ser liberadas mediante monitoramento.

A medida foi tomada considerando-se a conhecida incidência de achados paleontológicos no município, provindos de diversos sítios, com o registro de fósseis de dinossauros de destacada relevância, pela quantidade e diversidade singulares. Para os promotores e procuradores, esse aspecto paleontológico possibilitou consolidar a região de Uberaba como a Terra dos Dinossauros do Brasil, promovendo o fomento do turismo regional, em especial pelo museu e Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price, localizado em Peirópolis.






San Marco
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
RIVER AUTOPEAS
SINTONIZE

ENQUETE
Apesar de a PMU descartar surto de meningite na cidade, h aumento significativo no nmero de casos. A vacinao a forma mais eficaz de preveno. Voc est com a imunizao em dia?







JM FORUM
Aps pedidos de moradores e vereadores, o albergue municipal vai se mudar do Boa Vista para a av. Orlando R. Cunha. Na sua opinio, a mudana positiva?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018