GERAL

Inmetro vai avaliar desempenho de produtos nacionais

Inmetro colocou em audiência pública proposta de criação de programa nacional para avaliar desempenho ambiental de produtos fabricados no país

Publicado em 15/04/2015 às 21:06Atualizado em 17/12/2022 às 00:34
Compartilhar

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) colocou em audiência pública a proposta de criação de um programa nacional para avaliar o desempenho ambiental de produtos fabricados no país. Trata-se do Programa de Rotulagem Ambiental Tipo 3 que, diferentemente dos tipos 1 e 2, é estabelecido de acordo com a norma ISO 14.025 e se baseia em uma avaliação completa do ciclo de vida do produto, com informações quantificadas.

A consulta pública vai até o dia 25 deste mês. Comentários e sugestões do setor produtivo podem ser feitas na página do Inmetro. A engenheira Maria Aparecida Martinelli, assessora do diretor de Avaliação da Conformidade do órgão, informou ontem que o programa será voluntário.

Ela ressaltou que a vantagem é que o programa servirá para incentivar a demanda e oferta de produtos que  causem menos impacto ao meio ambiente. Destacou que a declaração ambiental de produto (DAP)  já é uma exigência para oferta de produtos a mercado em muitos países, em especial na Europa. “Ainda não é obrigatória, mas tende a ser”, afirma.

A intenção do Inmetro, segundo Maria Aparecida, é criar regras claras onde todos saibam como as informações são produzidas, quem verifica e se elas são confiáveis ou não. A medida vai beneficiar, inclusive, produtos nacionais voltados à exportação, admitiu.

A partir do encerramento da consulta pública, equipe do Inmetro vai analisar as sugestões enviadas e elaborar o documento definitivo que será publicado por meio de portaria do órgão, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Maria Aparecida disse que a meta é fazer alguns projetos-piloto em parceria com empresas do setor privado para verificar, na prática, como o programa será implementado. Em seguida, ele estará aberto a qualquer empresa ou associação que tenha interesse em fazer uma declaração ambiental do seu produto.

A expectativa é que ainda este ano comecem a ser feitas declarações de desempenho ambiental (DAP) de produtos fabricados no Brasil.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por