GERAL

Dia Internacional da Síndrome de Down reforça a importância da inclusão

Anualmente crianças com síndrome de down participam de um campeonato de hipismo, juntamente com outras que não obtém nenhuma deficiência física ou mental

Publicado em 19/03/2015 às 15:54Atualizado em 17/12/2022 às 00:56
Compartilhar

Fotos/ Cintia Franco

Neste sábado, 21 de março, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data é lembrada em 193 países membros da ONU, em alusão ao cromossoma extra que aparece no par 21, que as pessoas com a síndrome possuem.

“Esta data tem como objetivo mostrar a importância da luta dos portadores de Síndrome de Down e dos seus respectivos pais, amigos e parentes, para que tenham direitos iguais”, declara Alex Abadio Ferreira, coordenador clínico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Uberaba.

A Apae trabalha diretamente com crianças portadoras da deficiência, promovendo a inclusão social, por meio, da dança, da música e de outros programas. “Os portadores de down apresentam deficiências intelectuais que influem no aprendizado, mas também são pessoas que possuem uma personalidade pacífica, estabelecendo boa comunicação, mostrando muita sensibilidade e interesses”, afirma Ferreira.

Para Simone Amalia Juica Arriagada, coordenadora clínica da Associação Mineira de Equoterapia (AME) a criança ou adolescente precisa ter os sentidos estimulados precocemente, por isso, os 72 alunos da aula de equoterapia – prática que utiliza o cavalo como um meio de reabilitação da pessoa com deficiência física ou mental – começa a desenvolver equilíbrio, força muscular e socialização com o animal, desde os dois anos de idade. “Depois que o aluno já obteve segurança com o cavalo e independência para a montaria, ele passa a fazer parte do programa esportivo, onde anualmente tem um torneio de hipismo com todas as crianças portadoras de deficiências ou necessidades especiais”, relata Simone.

Com o objetivo de ponderar a importância da inclusão das pessoas portadoras de Síndrome de Down, o ex-jogador Romário, hoje senador da república pelo PSB iniciou uma página no Facebook, “Educação, Cultura e Esporte – Um caminho para a inclusão” tema este que foi escolhido para iniciar as comemorações hoje no Senado Federal, onde, além de trazer vários artistas para o evento, os autodefensores das APAE tem também como base apresentar uma carta de reivindicações ao Congresso Nacional.

O grupo "Oba-Oba Samba House" também chamou a atençao dos fãs ao lançar o clipe " Nem Mais, Nem Menos", onde um casal com Síndrome de Down, estreia como protagonistas do enredo musical.

O Dia Internacional da Síndrome de Down movimenta todo o País. Confira a programação divulgada pelo portal "Movimento Down".

Foto/Apae

Foto/Apae

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por