GERAL

Comitê de crise deve regular a água para consumo e lavouras

Laudo técnico da Secretaria de Agricultura, Emater e Sindicato Rural constatou perda de 30 a 50% na safra de grãos 2014/2015 em Uberaba devido à estiagem no início do ano

Geórgia Santos
Publicado em 31/01/2015 às 08:44Atualizado em 17/12/2022 às 01:38
Compartilhar

 Fernanda Borges

Romeu Borges teme uma crise hídrica mais séria, fazendo com que os produtores tenham que suspender a irrigação das lavouras

Sindicato Rural sugere à Prefeitura Municipal de Uberaba criação de um comitê de crise quanto ao abastecimento de água. Com a escassez de chuva, o clima quente e as perdas nas lavouras, a PMU decretou situação de emergência. Contudo, de acordo com o presidente do Sindicato Rural, Romeu Borges, este é um assunto que deve ser discutido o ano todo, não esperar que o problema aconteça, por isso sugeriu que fosse criado este comitê que vai sugerir medidas para amenizar os transtornos causados pela estiagem.

Nesta semana foi apresentando um laudo técnico feito pela Secretaria de Agricultura, Emater e o Sindicato Rural. No documento, constatou a perda de 30 a 50% na safra de grãos 2014/2015 em Uberaba devido à estiagem no início do ano. A partir desta situação notou-se a necessidade do decreto de emergência. “Isso é muito importante, pois dará subsídio aos produtores rurais diante das perdas que tiveram na lavoura.

Mas, além dos números, sugerimos também a criação de um comitê de crise, pois é um tema que preocupa não só o produtor, pois o déficit hídrico também traz problemas ao abastecimento público”, explica o presidente do sindicato.Neste comitê serão discutidos os problemas com o clima, já prevendo uma possível falta de água durante a estiagem, que acontece de fato de julho a setembro, para que haja um acordo com os produtores rurais envolvendo as captações no rio Uberaba e no rio Claro e, assim, sejam traçadas estratégias que contemplem o abastecimento público e que também não prejudiquem os produtores rurais.

“O nosso medo é que aconteça uma crise hídrica muito séria e os produtores tenham que suspender a irrigação, para não prejudicar o abastecimento público, que é mais importante, por isso é preciso traçar uma estratégia, um acordo para não ter quedas na produção”, explica.Com relação às chuvas dos últimos dias, o presidente do Sindicato Rural explica que foram de pouca intensidade e concentradas. Em vários locais na região de Uberaba, na zona rural, não houve chuva. “A média de chuva do mês de janeiro nos últimos 10 anos é de 350 milímetros, e esse ano a média foi de 80 milímetros, tamanha a gravidade deste problema”, afirma.

O prefeito Paulo Piau, por sua vez, confirmou a criação deste comitê. De acordo com ele, as perdas nas lavouras são grandes. Em algumas, de apenas 10%, e em outras, de 100%. “Por isso vamos atender a essa sugestão do sindicato. Esse é um assunto importante, nos próximos anos poderemos ter esse mesmo problema com a estiagem, por isso é preciso estar atento, compatibilizando a água para consumo humano e para agricultura”, diz.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por