GERAL

Com falta de chuva, produtores rurais pensam em decreto de emergência

Mapeamento das áreas danificadas será solicitado para depois definir se há necessidade de um decreto de Emergência, a exemplo do ano passado

Geórgia Santos
Publicado em 22/01/2015 às 14:02Atualizado em 17/12/2022 às 01:45
Compartilhar

Produtores rurais já estão preocupados com o excesso de calor e a falta de chuvas. Para o mês de janeiro espera-se chuva, assim como acontece em todo verão, entretanto, este ano ela está escassa na região de Uberaba e os termômetros registram altas temperaturas.

E isso gera preocupação, segundo o presidente do Sindicato Rural, Romeu Borges. Já são registradas perdas nas lavouras e, em breve, deve acionar o prefeito Paulo Piau para solicitar decreto de emergência.

O ano de 2014 não foi nada bom para o produtor rural, devido à seca prolongada, que começou antes do previsto. Houve significativas perdas nas lavouras e esse ano a situação está se repetindo e com agravante, segundo Romeu, podendo ser ainda pior do que no ano anterior.

“No ano passado esse período de seca atípico começou em fevereiro, no mês de janeiro tivemos chuva, mas em 2015 esse problema se antecipou e já estamos sofrendo com a falta de água. A nossa expectativa de perda já é maior, existem lavouras com quebra de mais de 50% e, se não chover nos próximos cinco dias, a perda poderá ser total, principalmente das lavouras plantadas no mês de dezembro”, explica o presidente do Sindicato Rural.

Por isso, para antecipar e evitar problemas ainda maiores será pedido ao prefeito Paulo Piau, bem como à Secretaria de Agricultura, para que, junto com a Emater, seja feito mapeamento das áreas danificadas. E, a exemplo do ano passado, definir se será decretado Estado de Emergência. Assim, o produtor passa a contar com subsídios técnicos para reivindicar seguros ou a prorrogação do pagamento de dívidas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por