GERAL

Moradores do Beija-Flor continuam sofrendo com lixão em área do bairro

Em novembro do ano passado, cansados de reivindicarem solução aos proprietários do terreno, os moradores da rua fizeram um protesto com a queima de pneus

Geórgia Santos
Publicado em 19/01/2015 às 11:04Atualizado em 16/12/2022 às 03:40
Compartilhar

 Jairo Chagas

A prefeitura, por diversas vezes, realizou o trabalho de limpeza, mas o local não permanece limpo por muito tempo

Lixo na avenida José Benedito da Silva Campos, no bairro Beija-Flor, gera reclamação de moradores. O descarte irregular de entulho em terreno neste local acontece há bastante tempo e os moradores já realizaram até manifestação pedindo providências, devido aos incômodos gerados, entretanto, a sujeira continua. Em qualquer horário do dia é possível flagrar as pessoas jogando diversos tipos de lixo no local.

Em novembro do ano passado, cansados de reivindicar solução aos proprietários do terreno para impedirem as pessoas de jogar lixo no local, os moradores da rua fizeram um protesto queimando pneus. Segundo a esteticista Rejanea Maria Conceição Silva, não houve resultados. “Apenas trocaram o local em que é feito o descarte. Agora, o lixão está na frente da minha casa, e o incômodo está cada vez pior. Já encontrei escorpião, a minha vizinha uma cobra, além do mau cheiro. Tenho um salão de beleza e isso incomoda bastante as clientes”, explica a moradora.

Segundo informações de moradores, este é um terreno da Cemig. A prefeitura por diversas vezes realizou o trabalho de limpeza, mas o local não permanece limpo por muito tempo. Sem quaisquer constrangimentos, várias pessoas estacionam na área e jogam todo o lixo, a qualquer hora do dia. “Há algumas semanas foi despejado um caminhão com tomate podre. O cheiro estava terrível e tivemos de conviver com essa situação. Enfim, se as pessoas não respeitam e fazem o descarte irregular, o proprietário tem que tomar uma atitude, construir uma cerca e impedir que a sujeira aumente”, afirma Rejanea.

De acordo com nota encaminhada pela assessoria de imprensa da Cemig, o uso da área localizada na faixa de segurança da linha de transmissão de energia elétrica é compartilhado entre a concessionária e o proprietário do imóvel. Porém, a posse e as responsabilidades inerentes à respectiva área são do proprietário. A empresa esclarece ainda que a responsabilidade dela restringe-se à supressão de vegetação que venha a impedir a inspeção e manutenção da linha e não a limpeza geral da área.

A Prefeitura Municipal, por meio da Assessoria de Imprensa, informou que já foi feita a autuação do proprietário, que ainda está em processo. O município explica que vencendo os 30 dias, haverá a reincidência. “Se o proprietário não limpar, será multado em dobro e será solicitada a limpeza na Secretaria de Serviços Urbanos, sendo cobrada posteriormente em dívida ativa”. A nota ressalta ainda que o Departamento de Posturas está passando pelo local regularmente, mas não conseguiu, até o momento, nenhum flagrante. Ao finalizar, a assessoria alega que o local é área particular e no que concerne à prefeitura, todas as medidas possíveis estão sendo tomadas, inclusive a limpeza em área no entorno.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por