GERAL

Revitalização aguarda aprovação do MinC para a captação de recursos

Projeto de restauração do Mercado Municipal foi apresentado pelo secretário de Agricultura, Danilo de Siqueira Campos

Thassiana Macedo
Publicado em 18/01/2015 às 14:41Atualizado em 17/12/2022 às 01:48
Compartilhar

Projeto de Restauração do Mercado Municipal foi apresentado pelo secretário de Agricultura, Danilo de Siqueira Campos, quando da comemoração dos 90 anos do patrimônio histórico, em agosto de 2014. Após alguns ajustes em relação ao planejamento original, aprovado pelo prefeito Paulo Piau e pelo Conphau, o projeto arquitetônico foi inserido no sistema do Ministério da Cultura (MinC), ainda em 2014. Agora, a secretaria aguarda apenas a aprovação do MinC para iniciar o processo de captação de recursos por meio da Lei Rouanet.

Um dos objetivos é revitalizar o entorno, com acessibilidade, pontos para carga e descarga, bem como melhorias no estacionamento de veículos. Haverá a substituição da tubulação existente e execução de novo projeto elétrico, bem como iluminação externa e interna usando energia solar. O projeto urbanístico prevê ainda a criação de um calçadão na praça Manoel Terra. Serão feitas a recuperação do piso de paralelepípedos, a implantação de um bicicletário e nova delimitação de vagas para ônibus de turismo.

Na parte interna, haverá melhorias nas redes elétrica e hidráulica, com aproveitamento de água da chuva no telhado, acessibilidade ao segundo piso com a implantação de plataforma elevatória. Será feita a redistribuição de boxes no mezanino, com implantação de mais um box voltado para gastronomia, e a criação de novo refeitório, com aplicação de nova pintura nas paredes e madeiramento. O projeto prevê a padronização da fachada dos boxes, mas as medidas das lojas serão preservadas.

O planejamento ainda contempla a criação de Depósito de Material de Limpeza (DML) e de um fraldário, que ficarão no segundo piso. No porão haverá um totem informativo digital para atendimento do piso térreo com informações turísticas. Será executado um novo projeto hidrossanitário, substituindo a tubulação existente, e adequação às normas. Parte da tubulação será feita no piso, o restante será suspenso. Também será instalado o projeto “Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas” e execução de novo projeto elétrico nas normas da Cemig, implantando os padrões na área externa, além da implantação de projeto de climatização por método evaporativo, quando no térreo serão colocados acima das entradas do Mercado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por